Offline

Prefeitura de Maringá empossa mais de 220 profissionais de saúde e celebra a reconstrução da Atenção Primária no município
Por Administrador
Publicado em 09/09/2025 08:29
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 8, a cerimônia de posse dos profissionais que reforçarão a Atenção Primária à Saúde do município. Ao todo, mais de 220 profissionais irão recompor as 99 equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF). Foram contratados 120 profissionais de saúde pelo Processo Seletivo Simplificado (PSS), entre médicos, odontólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos de higiene dental, além de 108 agentes comunitários de saúde.

O prefeito Silvio Barros destacou que a chegada de mais de 200 profissionais vai contribuir para uma Maringá mais saudável. “Cidade saudável é aquela em que as pessoas ficam menos doentes. Para ter uma rotina saudável, é fundamental a alimentação correta, a prática de atividade física e o cuidado com a saúde, por exemplo. Precisamos que vocês, que estão sendo empossados aqui hoje, passem a informação qualificada adiante, na casa das pessoas. Para que elas busquem a prevenção e o cuidado, antes de chegar na UPA ou no hospital.”

A cerimônia contou com a presença da secretária nacional de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Ana Luiza Caldas. “É uma honra estar aqui dando posse para vocês. Vocês estão assumindo uma grande responsabilidade. Enfrentamos desafios diariamente para levar assistência de qualidade para a nossa população. É preciso muita sensibilidade e humanidade no cuidado que ofertamos.”

“Assumimos o compromisso de recompor as 99 equipes de Saúde da Família até o final de agosto para manter o repasse de R$ 2,5 milhões por mês do governo federal para a Saúde de Maringá. Hoje estamos aqui, cumprindo essa missão, que representa mais cuidado e mais vínculo com a população. Agradeço à secretária nacional de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, por acreditar no nosso trabalho e não penalizar o município”, destacou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Aparecido da Silva Castro, destacou a importância da contratação dos novos profissionais. "Só tenho a agradecer ao prefeito e ao secretário de saúde por terem completado as nossas equipes e ampliado os atendimentos aos nossos pacientes.”

O vereador Uiliam da Farmácia ressaltou o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Saúde. “Pegamos postos de saúde e UPAs devastados, além de desafios que não foram cumpridos desde 2023. Hoje estamos aqui entregando melhorias para a nossa cidade. Parabéns a todos vocês.”

O deputado estadual Delegado Jacovós parabenizou os novos profissionais de saúde. “Parabéns a todos vocês que estão tomando posse. Tenho certeza que estão felizes por terem alcançado esse ato meritório.”

O deputado federal Ricardo Barros afirmou que agora cada unidade de saúde cumprirá o seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS). “Por que as pessoas, quando precisam de um médico, vão para o hospital ou para a UPA? Porque, algumas vezes, o profissional não está no postinho. Agora vamos fazer com que a população se sinta amparada e possa ser atendida perto de casa, na UBS.”

Empossada nesta segunda-feira, a nova agente comunitária de saúde (ACS), Lilian Hernandes, afirmou que “a expectativa é de ajudar a comunidade e melhorar o desempenho da UBS Império do Sol”. Já para a nova ACS, Bárbara Lima, o desejo é “ser uma agente de mudanças para a população, promovendo saúde e compartilhando informação”.

Mais profissionais na rede municipal - Ao todo, mais de 350 profissionais de saúde foram contratados com o objetivo de reconstruir a rede municipal de saúde. Além da recomposição das equipes de ESF, Maringá também reforçou a rede de urgência e emergência com a contratação de 55 médicos plantonistas. Esses profissionais vão fortalecer as equipes das UPAs Zona Norte e Zona Sul, no Pronto Atendimento à Criança (PAC), no Hospital Municipal e no Caps III. A medida tem como objetivo reduzir o tempo de espera e otimizar o fluxo de atendimentos. Somadas a essas contratações, mais 71 profissionais foram convocados ao longo de 2025, em diversas funções: médicos, odontólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos, técnicos, motoristas e agentes de saúde.

Presenças - Também participaram da cerimônia, a vice-prefeita Sandra Jacovós; secretários municipais; os vereadores Luiz Neto, William Gentil, Bravin Junior, Sidnei Telles, Diogo Altamir e Professor Pacífico; a assessora técnica da Secretaria Nacional de Atenção Primária à Saúde, Audrey Fisher e a Gerente de Atenção Primária à Saúde, na Secretaria Estadual de Saúde, Sydneia Marques, além de outras autoridades e representantes da sociedade. 

(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!