O governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou nesta quarta-feira (10), em Maringá, a celebração de um convênio com a prefeitura para duplicação do Contorno Sul, um dos principais corredores logísticos da região Noroeste. Serão investidos R$ 450 milhões pelo Governo do Estado para obras em quase 12 quilômetros com pavimento em concreto, além da construção de 17 viadutos, uma ponte, passarelas e pistas marginais ao longo do trecho.
“Essa é possivelmente a maior obra dos últimos 30 anos em Maringá, que passa de R$ 450 milhões, com um projeto bem feito doado pela sociedade civil organizada da cidade. Será a solução para o maior problema de Maringá e da região, que é a entrada da cidade por Sarandi. Sabemos que ali ocorre um colapso no trânsito de manhã e à tarde, então essa obra vem para resolver esse gargalo”, afirmou Ratinho Junior.
“Além disso, trará uma solução moderna, com todo o contorno em concreto, duplicado, com viadutos que vão melhorar o ir e vir de um lado para o outro, além de trazer muito mais segurança e tranquilidade aos moradores. É uma obra que vai transformar Maringá e toda a região. Agora cabe à prefeitura realizar as audiências públicas e, após a aprovação, lançar o edital de licitação”, acrescentou.
O governador lembrou da importância da participação popular para que a duplicação pudesse sair do papel. “Isso mostra que a sociedade civil organizada, junto com o poder público, trabalha de forma conjunta. Esse é o grande segredo de Maringá há muitos anos e temos buscado levar esse modelo para outras regiões do Estado”, disse. “Quando assumi o governo, autorizamos que empresas pudessem doar projetos ao Estado. Criamos um banco de projetos e, por isso, o Paraná vive hoje um volume de obras muito maior que qualquer outro estado do País.”
A duplicação é aguardada há décadas pela população e pelo setor produtivo da região. O Contorno Sul, que leva o nome de Avenida Prefeito Sincler Sambatti, possui fluxo intenso de veículos, tanto de cargas, com a proximidade do Distrito Industrial de Maringá, como de passeios, que utilizam a rota para se deslocar para cidades como Sarandi, Paiçandu e Marialva, ou então por motoristas que saem em direção a Campo Mourão e Cianorte, por exemplo.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística é a responsável pelo repasse dos recursos, e o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à pasta, fará a fiscalização da obra, que deverá ser licitada pela prefeitura. A expectativa é que o edital seja lançado ainda neste ano.
“É uma das obras mais complexas em perímetro urbano do Paraná. Estamos falando de pavimento rígido, de primeiro mundo, com 12 quilômetros de extensão e 18 viadutos ao longo do trajeto. Isso significa mobilidade, mas, acima de tudo, segurança viária. É uma grande obra”, destacou o secretário Sandro Alex. “Estamos trabalhando com uma força-tarefa para tocá-la junto com o município.”
“Também estamos finalizando até o início do próximo ano duas obras que já estão em execução: a duplicação da PR-317, entre Maringá e Iguaraçu, e o viaduto do Catuaí. Estamos falando de praticamente R$ 1 bilhão de investimentos no perímetro urbano de Maringá”, complementou o secretário.
Em agosto, o DER/PR finalizou as tratativas de assinatura do contrato para concluir a obra de duplicação e restauração da PR-317 entre Maringá e Iguaraçu. O investimento será de R$ 60,8 milhões. O objetivo é garantir que sejam realizados todos os serviços necessários para finalizar a obra com a qualidade exigida. Está prevista a pavimentação e restauração do pavimento asfáltico do trecho, finalização da implantação do sistema de drenagem de águas e correção de dispositivos existentes, conclusão de três viadutos e duas passarelas, entre outros serviços.
OBRA – O projeto de duplicação do Contorno Sul foi doado pela Associação Comercial e Empresarial de Maringá (Acim) e prevê a duplicação de 11,8 quilômetros entre os entroncamentos com a BR-376 e a PR-317, toda a extensão do contorno. Estão previstas 18 obras de arte especiais distribuídas em diferentes pontos, sendo 17 viadutos e uma ponte. A obra vai resolver um dos piores problemas de trânsito entre Sarandi e Maringá, que é a rotatória de entrada da cidade, que terá um viaduto duplo e quatro viadutos simples no entroncamento com a rodovia federal.
A duplicação utilizará a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é utilizado como base para a execução do concreto. Esse método, o qual o Paraná é pioneiro na implementação com mais de 500 quilômetros em rodovias estaduais, proporciona uma vida útil maior ao pavimento, de pelo menos 20 anos, o dobro em relação ao asfalto. Isso garante custos de manutenção menores; resistência maior à veículos pesados; mais segurança em frenagens, evitando derrapagens; e lida melhor com a drenagem de água da chuva.
Já as vias marginais, os acessos laterais e as alças de acesso serão realizados com pavimento flexível. O projeto contempla novos acessos à Avenida Pioneiro Maurício Mariani, à Avenida Carlos Correa Borges, à Avenida Joaquim Duarte Moleirinho, à Avenida Guedner, à Avenida Carmen Miranda e à Rua Mário José de F. Ferraz, melhorando a mobilidade local.
O prefeito de Maringá, Silvio Barros, celebrou o repasse dos recursos pelo Governo do Estado, que darão fim a um trânsito perigoso no Contorno Sul. “Estamos falando de 11,8 quilômetros ligando a PR-317 à BR-376. Essa obra resolve grandes problemas da região, como o tráfego pesado de caminhões trazendo a safra de Campo Mourão para Paranaguá e que não tem outra alternativa senão passar por aqui. Nos últimos anos tivemos pessoas que perderam a vida passando por ali, então essa obra vai mexer com a vida de muita gente”, ressaltou.
“Nós temos uma via municipal com um trânsito extremamente pesado, o que causa desgastes no asfalto, além de registros de acidentes e grandes congestionamentos. A obra que o Governo do Estado está nos proporcionando transforma a vida de quem passa por ali. As famílias que usam o Contorno nunca vão esquecer o que o governador está fazendo por Maringá”, acrescentou o prefeito.
Para o secretário de Estado do Planejamento, Ulisses Maia, investimentos como esse mostram o compromisso da gestão estadual com as cidades. “O Paraná é hoje referência para o Brasil. São R$ 450 milhões a fundo perdido, ou seja, o município não vai pagar um centavo, fruto da organização financeira do Estado promovida pelo governador Ratinho Junior. Isso fortalece a gestão local, com os recursos das cidades sendo aplicados em outras áreas prioritárias”, disse.
PRESENÇAS – Participaram do anúncio o secretário estadual do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; o deputado federal Ricardo Barros; o presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Curi; os deputados Evandro Araújo, Delegado Jacovós, Maria Victoria e Soldado Adriano José; o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Paraná (Sinduscon-PR), Carlos Cade; prefeitos e demais lideranças da região.
(Texto: AEN. Foto: Roberto Dziura Jr/AEN)