A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Hub de Inovação Fronteira, está abrindo seleção visando receber, das empresas interessadas, propostas para desenvolver projetos de arquitetura, engenharia e complementares necessários à construção do Parque Tecnológico da UEM.
Podem enviar propostas empresas que atenderem os requisitos técnicos, como ter projetado e realizado projetos em diversas áreas do conhecimento, entre elas saúde, química, engenharia, com metragens relevantes, além de equipe qualificada, tudo com a devida comprovação.
A contratação será feita pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico (Fadec), sendo que o documento completo se encontra no site. O projeto tem apoio da Fundação Araucária; governo do Estado; Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti); Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA); e do Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec).
Segundo o coordenador institucional Hub de Inovação (projeto-piloto do parque tecnológico), professor Marcelo Farid, do Departamento de Economia (DCO), o parque tecnológico é o ambiente de inovação mais complexo que existe. “Quando se trata, de ser inserido dentro de uma universidade, a complexidade aumenta, pois ele tem que ser flexível para atender a todos os centros de ensino envolvidos”, afirma.
Farid entende que “a obra será uma referência em sustentabilidade, design, convivência, interação social, inovação e suporte para formação de Deep techs, visando ser uma referência em nossa região”.
Deep techs são empresas (geralmente startups) que desenvolvem tecnologias e produtos inovadores baseados em avanços científicos e de engenharia significativos, com alto potencial de impacto, mas que também envolvem riscos técnicos e exigem longos ciclos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).
Procedimentos para apresentação das propostas
- Atender os requisitos técnicos apresentados nesse documento
- Apresentar termo de declaração assinado digitalmente, declarando que atende a todos os requisitos mencionados nesse documento
- Encaminhar um orçamento da proposta em nome da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico da Universidade Estadual de Maringá (Fadec) com valor global, no limite máximo especificado de R$195.000,00
- A proposta vencedora será a que atender todos os requisitos e obtiver o menor valor
- A proposta vencedora deverá comprovar os requisitos técnicos que constam no item 2 do Edital, no período de 4 dias úteis após a aprovação da proposta, caso não haja comprovação, estará automaticamente desclassificado
- A proposta vencedora deverá seguir um manual de Diretrizes de Apresentação de Projeto, que será fornecido após assinatura de contrato
- A contratação efetiva está condicionada a liberação de recursos da Fundação Araucária
- As propostas deverão ser encaminhadas ao e-mail do Hub de (hub@uem.br) e ao coordenador Marcelo (mfpereira@uem.br) até dia 17/09/2025 (quarta-feira).
Outras informações sobre este edital sobre o processo de seleção podem ser obtidas no site da Fadec e também no Instagram do Hub de Inovação Fronteira.
(Paulo Pupim/Comunicação UEM)