O Hospital Veterinário Universitário (HVU) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) completa, nesta sexta-feira (12), 21 anos de atuação como referência em saúde animal no Paraná. Localizado no Câmpus Regional de Umuarama (CAU), o hospital é o único em um raio de 150 quilômetros a oferecer atendimento clínico-cirúrgico de alta complexidade, disponível inclusive em regime de emergência 24 horas.
Desde sua inauguração em 2004, o HVU já realizou mais de 60 mil procedimentos e atendeu mais de 16 mil animais, vindos não apenas de Umuarama e da região Noroeste, mas também de cidades como Maringá, Londrina e até municípios do Mato Grosso do Sul. A estrutura é equipada para acolher animais de pequeno porte — como cães, gatos e coelhos —, grandes animais — como equídeos, bovinos e ovinos — e ainda animais silvestres.
Segundo o diretor do HVU, professor Oduvaldo Câmara Marques Pereira Júnior, a unidade se consolidou como centro de referência regional. “O hospital oferta aos alunos a vivência da prática clínica e um ambiente para o desenvolvimento de pesquisas”, enfatiza. Hoje, o corpo clínico é formado por 28 profissionais, incluindo dez docentes veterinários, duas servidoras técnicas e 16 residentes, que atuam nos diversos setores e laboratórios.
O hospital realiza mensalmente cerca de 150 atendimentos clínicos, 45 procedimentos cirúrgicos e mais de 600 exames. Só em 2024, foram registrados 9,4 mil procedimentos. Entre os serviços prestados estão clínica médica, cirurgias, internação de pequenos e grandes animais, setor específico para doenças infectocontagiosas, reprodução animal, anestesiologia, oftalmologia, patologia clínica, microbiologia, parasitologia, diagnóstico por imagem (radiologia, ultrassonografia e endoscopia), além de especialidades ortopédicas e neurológicas.
Além de atender a comunidade, o HVU é fundamental para a formação de cerca de 200 estudantes do curso de Medicina Veterinária do CAU/CCA e também de alunos do Programa de Pós-Graduação em Produção Sustentável e Saúde Animal (PPS/UEM).
“O Hospital Veterinário da UEM completa 21 anos reafirmando o compromisso da universidade com a formação de qualidade e a prestação de serviços relevantes à sociedade. Essa trajetória nos orgulha e expressa a força da nossa UEM no desenvolvimento regional e estadual. A cada atendimento e a cada conquista, o HV da UEM reafirma a nossa missão de servir à sociedade com excelência e compromisso”, destaca o reitor Leandro Vanalli.
Histórico
O hospital iniciou suas atividades em 12 de setembro de 2004, com estrutura modesta, composta por duas salas destinadas a consultório e cirurgias de pequeno porte, em parceria com a Sociedade Protetora dos Animais de Umuarama. Com o passar dos anos, recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), da UEM e dos governos estadual e federal, permitindo ampliações sucessivas.
Em 2008, ganhou novos laboratórios e setores de internamento; em 2010, foi inaugurado o Hospital de Grandes Animais. A partir de 2013, passou a receber médicos veterinários residentes e, em 2022, passou a oferecer atendimento 24 horas, consolidando-se como o único da região a prestar esse tipo de serviço ininterruptamente. Mais recentemente, adquiriu equipamentos de radiologia digital e renovou o centro cirúrgico de pequenos animais.
Serviço
O Hospital Veterinário Universitário da UEM está localizado na Estrada da Paca, sem número, bairro São Cristóvão, em Umuarama, no câmpus Fazenda do CAU/CCA. Atendimentos eletivos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h, mediante agendamento pelo telefone e WhatsApp (44) 3621-9437. Emergências são recebidas 24 horas por dia.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sec-hvu@uem.br, no site do HVU ou no perfil oficial do hospital no Instagram (@hv_uem).
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)