A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura (Semuc), lançou a nova versão da plataforma ‘Maringá Cultura’. O sistema foi atualizado e recebeu melhorias que tornam o acesso mais ágil, ampliam a usabilidade e oferecem, pela primeira vez, uma interface otimizada para dispositivos móveis, permitindo o uso completo via celular.
Entre os avanços estão a otimização dos processos internos, a criação de uma aba dedicada aos eventos culturais e a possibilidade de evolução da ferramenta para novos módulos, como plano de metas atualizado, monitoramento, painel de dados e prestação de informações após cada edital.
Inicialmente, a atualização estava orçada entre R$ 80 mil e R$ 100 mil, recurso que seria custeado pelo ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). No entanto, como foi realizada pelo setor de Tecnologia da Informação da Prefeitura, a modernização foi realizada sem custos adicionais, permitindo que o valor previsto seja aplicado em outras áreas da política cultural.
O secretário de Cultura, Tiago Valenciano, destacou que a atualização fortalece a transparência e a gestão dos recursos públicos. “A nova versão da plataforma amplia o acesso e garante maior eficiência para a cultura de Maringá. Agora temos uma ferramenta mais moderna, que dialoga com as necessidades da sociedade, contribui para o acompanhamento dos editais e reforça a transparência no uso dos recursos.”
“A plataforma será essencial para o acompanhamento dos editais. Com os painéis de dados e recursos sendo atualizados ao final de cada processo, teremos mais clareza e controle das informações, beneficiando gestores, artistas e toda a comunidade cultural”, afirmou o gerente administrativo e financeiro da Secretaria de Cultura, Bruno Reis.
A plataforma Maringá Cultura tem aproximadamente 4200 agentes culturais de Maringá cadastrados. Pela plataforma é possível se inscrever em editais, acompanhar os eventos, fazer o cadastro como agente cultural, além de obter informações sobre os espaços culturais da cidade e os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Cultura.
(Fonte: PMM)