A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Urbanismo e Habitação, apresentou nesta terça-feira, 23, políticas públicas de habitação social durante o ‘CONECTi Inovar 2025', organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon/Noroeste) e Serviço Social da Construção Civil (Seconci-PR/Noroeste). O titular da pasta, Matheus Barros, palestrou no evento e ressaltou como a parceria entre a Caixa Econômica, o poder público e o setor privado colabora na construção de cidades sustentáveis.
Durante o evento, o secretário de Urbanismo e Habitação apresentou projetos que o município tem desenvolvido para trabalhar com parcerias público-privadas na habitação social e serviços públicos. Ele ainda exemplificou uma ideia de parceria benéfica para oferta de serviços públicos. “Uma das formas seria a construção de conjuntos habitacionais verticais, com fachadas ativas ocupadas com comércios e também serviços públicos, como creches e estruturas que ajudem a servir à população. Dessa forma, o poder público recebe uma obra de graça, como a creche, por exemplo, e o empreendedor continua ganhando dinheiro com as unidades habitacionais”, disse.
O evento foi realizado pelo Sinduscon/Noroeste e Seconci, com apoio do Sebrae, Sistema Fiep e Crea-PR. O objetivo foi promover o desenvolvimento e a modernização do setor da construção civil por meio da tecnologia e inovação. O evento também contou com a presença do diretor Executivo de Habitação da Caixa Econômica Federal, Roberto Carlos Ceratto, que apresentou linhas de financiamento e soluções para projetos de habitação social. Ele colocou a Caixa Econômica à disposição do mercado imobiliário e do município para um crescimento sustentável da construção civil em Maringá.
O evento faz parte do Prêmio Sinduscon, voltado à qualidade da construção civil em Maringá. O diretor da Indústria Imobiliária do Sinduscon-PR/Noroeste, Leonardo Fabian, destacou a importância da ação. “Hoje estamos falando sobre crédito imobiliário para os empreendimentos habitacionais e construções sustentáveis. É uma forma de trazer novidades para a construção civil, proporcionando benefícios para os nossos associados e todo o mercado imobiliário de Maringá”, afirmou.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)