A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será uma das anfitriãs do InovaWeek 2025, que ocorrerá de 29 de setembro a 3 de outubro. Neste ano, a instituição não será apenas participante, mas receberá grande parte da programação. No dia 2 de outubro, o evento será realizado integralmente na UEM, em um momento propício para apresentar a universidade como agente de inovação e referência no desenvolvimento regional, reforçando seu papel no crescimento de Maringá e de todo o Paraná.
O reitor Leandro Vanalli destaca a participação da UEM na iniciativa: “Mais do que um evento, a Inovaweek 2025 é um espaço de colaboração onde empresas, universidades, startups e governo se encontram para gerar impacto, acelerar ideias e construir o futuro através da inovação. Como embaixadora deste importante evento, reafirmamos o compromisso da UEM com a pesquisa, a ciência e o desenvolvimento tecnológico, pilares essenciais para a construção de um futuro mais próspero para o Paraná.
A UEM agradece o apoio e a parceria da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Seti) e da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEI), pois este suporte do Governo do Paraná é vital para que nossas universidades possam transformar conhecimento em soluções práticas e inovadoras, impulsionando a economia e a sociedade.
Que esta semana seja um momento de inspiração, de novas parcerias e de grandes avanços, uma oportunidade para a UEM estar ainda mais próxima das pessoas, e ser um elo nessa rede de inovação e empreendedorismo.”.
Com mais de 30 projetos inscritos, a UEM se soma a uma programação que inclui mais de 70 atividades gratuitas, presenciais e on-line, voltadas a estudantes, universitários, empreendedores e entusiastas da inovação. Entre os temas estão tecnologia, empreendedorismo, inteligência artificial, educação, sustentabilidade e desenvolvimento regional.
Em 2025, o Inovaweek conta com apoio da Fundação Araucária, da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná (Seti), da Secretaria de Inovação e Inteligência Artificial (SEI) e das instituições anfitriãs, entre elas a própria UEM.
O encontro é promovido pelo Centro de Inovação de Maringá, Sebrae, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) e Agência Maringá de Tecnologia. Ele integra a Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituída pela Lei nº 10.987/2019, e mobiliza o Bioma de Inovação de Maringá, envolvendo mais de 50 parceiros, entre instituições de ensino superior, empresas, ambientes de inovação, entidades de apoio e representantes do poder público.
No ano passado, o InovaWeek reuniu mais de 2 mil participantes, com uma média de oito atividades por dia. Para a edição de 2025, a expectativa é de público ainda maior, com palestras, workshops, visitas técnicas, rodadas de conversa, mesas-redondas, apresentações de startups e ações de conexão universidade-empresa.
Veja a programação da UEM no InovaWeek 2025
9ª Secomp
A 9ª Semana da Computação (Secomp), promovida pelo Departamento de Informática (DIN) da UEM, está entre as atrações do InovaWeek 2025. Os cinco dias serão dedicados à difusão de conhecimento, ao compartilhamento de experiências e à geração de oportunidades no campo da Computação.
A semana contará com palestras, workshops, mesas-redondas, feira de oportunidades e atividades voltadas à tecnologia, promovendo aprendizado e integração entre alunos, professores e profissionais da área.
Além disso, está previsto um Hackathon, em parceria com a empresa Bitzen Tecnologia, constituindo um desafio que vai estimular inovação, criatividade e trabalho em equipe, colocando suas ideias à prova em um ambiente dinâmico e colaborativo. A competição prevê prêmios de até R$1.500 em dinheiro.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)