Enquanto os primeiros acordes de violão ecoavam pelo Teatro Calil Haddad, um idoso, cheio de entusiasmo, cantava e emocionava a plateia com sua apresentação. Essa foi apenas uma das muitas performances que marcaram a 6ª edição do Show de Talentos dos Idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promovido nesta quarta-feira, 24, pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa.
O evento reuniu 400 idosos que subiram ao palco para mostrar habilidades em apresentações culturais de música, coral e dança. Participaram frequentadores dos Centros de Convivência Eliseu Gianini, Palmeiras e Santa Felicidade, dos Cras Morangueira, Iguatemi e Mandacaru, além de moradores do Condomínio do Idoso. Instituições assistenciais parceiras do município também marcaram presença, como a Associação Cultural e Beneficente Nossa Senhora Sião, Centro Social Maria Tílio, Casa Assistencial Bezerra de Menezes, Legião da Boa Vontade (LBV), Encontro Fraterno Lins de Vasconcellos, Abrigo Deus, Cristo e Caridade e Associação Beneficente Bom Samaritano.
Com muito carisma e energia, os idosos receberam aplausos e emocionaram o público. "A arte e a convivência social são essenciais para uma vida ativa e saudável", disse a vice-prefeita Sandra Jacovós, que acompanhou as apresentações.
“O Show de Talentos foi uma grande celebração. Cada apresentação mostrou que envelhecer com qualidade de vida é possível e que nossos idosos têm muito para compartilhar. A interação e a valorização deles fortalecem os vínculos e o bem-estar”, destaca o secretário de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa, Leandro Bravin.
Eliana Moura Peixoto, coordenadora de um dos grupos de apresentação, conta que adota uma técnica que permite a livre expressão dos idosos. “Escolho o tema, mas cada um dança da forma que quiser e se sentir melhor. Ensino alguns passinhos e eles se soltam e se divertem”, diz. Com o tema ‘Viva o Carnaval’, os idosos se divertiram e promoveram um Carnaval fora de época.
Para o morador do Condomínio do Idoso, Nelson José de Sousa, vínculo representa muito mais que uma expressão. É o que proporciona mais autoestima e garante convivência comunitária. “É uma satisfação enorme estar neste grupo, criando vínculos, cantando e dançando. É um grande ganho para a nossa saúde, para que não fique isolado. A Prefeitura está de parabéns com o atendimento aos idosos de Maringá.”
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)