A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), realizou na quinta-feira, 25, audiência pública de apresentação dos planos de manejo dos parques municipais Palmeiras, Guayapó e Sumaré. Os documentos ficaram disponíveis para consulta pública da comunidade e a versão final foi apresentada pela empresa responsável contratada para elaboração dos planos.
O objetivo dos planos de manejo é identificar os potenciais de preservação ambiental e orientar sobre a gestão da unidade de conservação. Os documentos apontaram que os parques têm rica biodiversidade, tanto em fauna quanto em flora. Os estudos para elaboração do plano de manejo identificaram 61 espécies de flora e 29 de fauna no Parque Municipal das Palmeiras, 97 de flora e 20 de fauna no Guayapó e 71 de flora e 22 de fauna no Sumaré.
“São documentos importantes e que vão subsidiar o nosso trabalho nestas unidades de conservação. Os planos de manejo trazem programas, estratégias e objetivos a serem cumpridos em curto, médio e longo prazo para auxiliar na gestão dos espaços”, afirmou o diretor-presidente do IAM, José Roberto Behrend. Além de representantes do IAM e da comunidade, a audiência pública também contou com a presença do vereador Professor Pacífico.
(Texto: PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)