Duas ginastas da Indonésia iniciaram um período de treinamento no clube Sadia, que deverá estender-se por quatro meses. Rozanah Ghassani Nublah, 19 anos, e Sinta Ernawati, 24 anos, vieram para o Brasil com a técnica Anita Klemann, coordenadora técnica do projeto de rendimento da Sadia, que permaneceu naquele país por três meses, de janeiro a março deste ano.
“Elas vieram comigo para continuar um trabalho que começamos lá. Trabalhei com elas nos últimos três meses na Indonésia e no Brasil vamos dar sequência ao trabalho”, destacou a técnica.
A técnica, que passou os últimos três meses na cidade de Surubaya, na Indonésia, ficou impressionada com a cultura daquele país e o trabalho desenvolvido. Segundo ela, a cultura oriental é totalmente diferente e os hábitos e costumes refletem-se no dia a dia, tanto no trabalho como nas atividades culturais e esportivas.
Na ginástica rítmica, diz ela, as atletas são muito disciplinadas e dividem os treinos diários com os estudos e outras atividades. No período que permaneceu na Indonésia, conta ela, a rotina começava cedo. Todos acordam às 4h da manhã para um período de orações. Os treinos eram feitos das 6 às 10h e das 15 às 19h. No intervalo, as atletas iam para a faculdade.
No país que prevê a pena de morte, a comercialização e o consumo de bebidas alcoólicas são proibidos e punidos com muito rigor. Ela também observou que a disciplina é muito rígida e o respeito aos mais velhos está entre os princípios impostos pela religião muçulmana.
Em sua permanência na Indonésia, Anita teve a oportunidade de conhecer um pouco da cultura do país, além de pontos turísticos, como templos budistas e hinduístas e safáris. “É um país muito bonito, com uma cultura e uma economia muito ricos”, destacou.
Com as atletas da Indonésia em Toledo ela pretende dar sequência ao trabalho, com um trabalho permanente de condicionamento físico das atletas, manejo dos aparelhos e repetições das séries, que já foram montadas na Indonésia.
“Vamos fazer algumas modificações, introduzindo alguns elementos que ainda estão faltando”, comenta a técnica. As duas atletas preparam-se para uma competição internacional que deverão participar em setembro, representando a Indonésia.