O projeto de Extensão “Campanha de Conscientização de Doenças Reumáticas”, do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (UEM), vai participar, neste domingo (28), de uma campanha nacional, capitaneada pela Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e realizada em várias capitais brasileiras. O objetivo é a conscientização da população a respeito das doenças reumáticas, com participação voluntária de reumatologistas de Maringá.
Durante todo o dia, das 8h às 16h, cerca de 20 médicos reumatologistas vão esclarecer pontos importantes sobre doenças reumáticas, com distribuição de cartilhas e folders. A mobilização é realizada simultaneamente nas cidades de São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Curitiba (PR), Recife (PE), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Manaus (AM), Belém (PA), Macapá (AP), Florianópolis (SC), São Luís (MA), Maceió (AL), Araguaína (TO), Campina Grande (PB) e Teresina (PI) e Vitória (ES).
As doenças reumáticas englobam mais de 120 tipos diferentes de condições que podem afetar articulações, músculos, tendões e até órgãos internos. Estima-se que cerca de 15 milhões de brasileiros convivam com algum tipo de doença reumática, sendo que muitas delas, como artrite reumatoide, lúpus e espondiloartrites, atingem adultos em idade produtiva. Outras, como a febre reumática, têm maior prevalência em crianças e adolescentes. O diagnóstico precoce é um dos principais desafios, pois atrasos no tratamento podem levar a limitações irreversíveis e comprometer significativamente a qualidade de vida dos pacientes.
A atividade é gratuita, voltada a toda a população e conta com o apoio da Secretaria Muncipal de Saúde de Maringá.
Serviço
Campanha Nacional sobre Doenças Reumáticas - Reumato
Local: em frente ao Parque do Ingá, entre a pequena praça de doação de pets e a feira de artesanato;
Endereço: Av. São Paulo, 172, 509 - Maringá/PR;
Data: 28 de setembro de 2025 (domingo);
Horário: das 08h às 16h / Atividade gratuita.
Com informações da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).
(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)