No próximo dia 21 de outubro, a Câmara de Maringá terá um motivo especial para comemorar. A Escola Legislativa, sob a coordenação de Joaquim dos Santos, foi selecionada como finalista da 13ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR), uma das mais importantes premiações de reconhecimento a práticas inovadoras da administração pública no Estado.
Com o projeto “Legislar o Futuro, Cultivando Lideranças”, a Escola Legislativa concorre em duas categorias (Educação e Melhor do Ano) reforçando sua trajetória de 12 anos como espaço de formação cidadã, participação popular e inovação. O trabalho desenvolvido ao longo desse período consolidou a instituição como referência no fortalecimento da democracia e na aproximação da comunidade com o Legislativo maringaense.
Entre as ações que integram o projeto apresentado à comissão avaliadora estão iniciativas de grande impacto social e educacional, como Vereador Mirim, Parlamento Jovem, Estágio-Conhecimento, Visita Guiada, Visita à Sessão, Concurso de Fotos e Feira de Livros. Todos os programas têm como objetivo incentivar a cidadania, ampliar a transparência e aproximar a população das atividades legislativas.
O coordenador da Escola Legislativa, Joaquim dos Santos, destacou a relevância da indicação: “Para nós, é gratificante ser finalista de um prêmio que busca valorizar projetos de administração pública que sejam inovadores, criativos e que tragam desenvolvimento para a sociedade. Isso coloca em evidência a capacidade administrativa dos nossos gestores, as metodologias que adotamos, além da qualidade do trabalho que desenvolvemos aqui na Câmara de Maringá. É um prêmio que destaca não apenas a Escola Legislativa, mas a Câmara de Maringá de modo geral, com todos os servidores que contribuem para o planejamento, a execução e a melhoria contínua dos projetos.”
A presidente da Câmara, vereadora Majô, também ressaltou o impacto da conquista: “A indicação ao PGP-PR mostra que estamos no caminho certo, promovendo uma gestão pública participativa, inclusiva e inovadora. É um reconhecimento ao trabalho diário dos nossos servidores, em especial ao Joaquim, que tem conduzido a Escola Legislativa com dedicação e excelência.”
Criado em 2013 pela Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), em parceria com o Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual do Paraná, o Prêmio Gestor Público Paraná reconhece iniciativas inovadoras e eficientes de administrações públicas. Em 2025, o tema escolhido foi “Acessibilidade e Inclusão - O espaço público com dignidade para todos os cidadãos”.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 21 de outubro, às 18 horas, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, reunindo os projetos finalistas nas categorias Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Sustentabilidade, Tecnologia e Inovação, Acessibilidade e Inclusão, além do título de Melhor do Ano.
(Fonte: Comunicação Câmara de Maringá)