Offline
MENU

Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Maringá premia vencedores do 6º Concurso Literário ‘Maria Mariá’; veja os ganhadores
Por Administrador
Publicado em 30/09/2025 09:56
Notícias de Maringá

A cerimônia de premiação do 6º Concurso Literário Maria Mariá, promovido pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), em parceria com a Academia de Letras de Maringá e a União Brasileira de Trovadores, ocorreu no sábado, 27, no Hotel Metrópole. O tema deste ano foi “Violência Contra Mulher”. Foram premiados os vencedores das duas categorias: Âmbito Estudantil e Âmbito Nacional e Internacional, em diferentes modalidades.

 

Os três primeiros colocados da categoria Âmbito Estudantil (6° e 7° anos, 8° e 9° anos e Ensino Médio) receberam medalhas, certificados e prêmios (tablets e smartphones), doados pela Receita Federal. Já na categoria Âmbito Nacional e Internacional, os 17 primeiros colocados das quatro modalidades receberam o troféu ‘Mulher Guerreira’, que simboliza a luta da mulher diante dos desafios diários (confira abaixo a lista dos vencedores).

 

O Concurso Literário ‘Maria Mariá’ foi criado em 2012. “Os concursos literários reconhecem talentos, incentivam a leitura e a produção literária. O ‘Maria Mariá’ trata dos desafios do universo feminino, intuito para o qual foi criado. O tema deste ano é um impulso para virar a página da Violência contra as Mulheres”, destacou a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Olga Agulhon. “Com 671 trabalhos inscritos do Brasil e de outros países, o concurso foi um grande sucesso”, acrescentou.

 

A escritora Vânia Karen Trentini, de Toledo (PR), ficou em segundo lugar na modalidade ‘Nova Trovadora’, com ‘Presas em vis armadilhas’. “A trova tem me levado a lugares que eu jamais imaginava. Além disso, conheci pessoas incríveis aqui”, comemorou com o troféu em mãos.

 

Lilia Maria Machado Souza veio de Curitiba (PR) para receber o troféu de quarto lugar na categoria de ‘Trovadora Veterana’, por ‘Pelo corpo ainda guardo’. “É sempre bom participar desses festejos e momentos de confraternização, reencontrar amigos, conhecer novas pessoas e viver para a poesia e a literatura, que tanto bem fazem para nós e para a humanidade’, destacou.

 

Todos os textos premiados serão publicados em um livro organizado pela Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Semulher), que reunirá textos das seis edições do concurso.

 

Confira a lista dos premiados do 6º Concurso Literário Maria Mariá:

Âmbito Estudantil

 

  • 6º e 7º anos / Modalidade desenhos:

Colégio Tomaz Edison – Maringá – PR - Professor: Márcio Alex

1º lugar – Sophie Gabriele Esteves Portela

2º lugar – Laura Silva Luiz

3º lugar – Beatriz Vieira

 

 

  • 8º e 9º anos:

Colégio Estadual Osvaldo Aranha – Lobato – PR - Professor: Fernando Henrique dos Santos Brasil

1º lugar – João Antonio Ferreira Ribeiro Ivo da Silva

2º lugar – Maria Eduarda Silva Ignácio

3º lugar – Nickolas Lemos de Almeida

 

 

  • Ensino Médio:

1º lugar – Giovanna Jacob Faria Cardoso – Arcos – MG - “Mulheres”

2º lugar – Gabriela Souza Lopes – Londrina – PR - Sem título

3º lugar – Isabella Pereira Cardoso – Brasília – DF -“Ele achou”

 

Âmbito nacional / internacional

 

  • Modalidade Trova – Novo Trovador

1º lugar – Mauro André Oliveira – São Paulo – SP - “A violência conduz”

2º lugar – Vânia Karen Trentini – Toledo – PR - “Presas em vis armadilhas,”

3º lugar – Alexandre Costa Moraes – Belo Horizonte – MG - “Nunca aceite essa ferida”

 

 

  • Modalidade Trova – Trovador Veterano

1º lugar – Francisco Gabriel Ribeiro – Natal – RN - “Quando uma mulher serena”

2º lugar – José Arthur Basaglia – São Paulo – SP - “Vida atrelada à coleira”

3º lugar – Cipriano Ferreira Gomes – São Paulo – SP - “A maus tratos não te rendas,”

4º lugar – Lilia Maria Machado Souza – Curitiba – PR - “Pelo corpo ainda guardo”

5º lugar – Francisco Gabriel Ribeiro – Natal – RN - “Vivendo um caso impreciso,”

 

 

  • Modalidade Poema Livre

1º lugar – Lúcio Rodrigues Júnior – Tatuí – SP - “Cântico para as que não foram ouvidas”

2º lugar – Lúcio Rodrigues Júnior – Tatuí – SP - “Mulher em Chamas Frias”

3º lugar – Uyara Nayri Batista de Almeida – Salvador – BA - “Tentam me matar”

4º lugar – Viviane Ferreira Santiago – Ferraz de Vasconcelos – São Paulo - “Aqui, a última oração”

5º lugar – Fátima Calicchio – Maringá – PR - “Contos de areia e açúcar”

 

 

  • Modalidade Crônica

1º lugar – Evaristo Souza Soares – Mucuri – BA - “O que ela disse”

2º lugar – Caruanã Guatara Oliveira Frescurato – Rio de Janeiro – RJ -“Silêncios na Avenida Tiradentes”

3º lugar – Denise Camargo Lancia – São Paulo – SP -“Escarlate, como Leila”

4º lugar – Thaise Lis Nascimento – Osasco – SP - “Manual prático da gaiola moderna”

5º lugar – Evaristo Souza Soares – Mucuri – BA - “Os nomes que ela não teve”. 

(Fonte: Comunicação PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!