Offline
MENU

UEM convida a comunidade para “Concerto ao Entardecer”
Por Administrador
Publicado em 06/10/2025 15:50
Notícias de Maringá

Ao encerrar o dia e diante da expectativa da noite, a Orquestra de Câmara da Universidade Estadual de Maringá (UEM) vai contemplar a comunidade com o “Concerto ao Entardecer”. O encontro será na terça-feira (07/10), às 18h30, no Saguão da Biblioteca Central (BCE).

“A proposta é oferecer música em um horário de transição, pensado especialmente para a comunidade acadêmica”, revela o professor de Composição e Regência, Marcus Bittencourt, que estreia como regente titular da orquestra. Para brindar ainda mais o entardecer, a apresentação contará com a participação da solista Miriel Pagani, violinista recém-formada no curso de Música da UEM. 

“A iniciativa busca contemplar tanto aqueles que permanecem na universidade durante a tarde e podem assistir antes de voltar para casa, quanto os que chegam para as atividades noturnas e têm a oportunidade de vivenciar a apresentação como prelúdio das suas aulas.

A Orquestra de Câmara da UEM, composta por alunos e professores do curso de Música, reunirá obras de diferentes períodos e tradições musicais, oferecendo ao público um panorama que transita do barroco e do clássico ao nacionalismo brasileiro.

As peças selecionadas evidenciam tanto a riqueza histórica da música europeia, representada por Haydn e Bach, quanto a produção nacional, marcada pelas composições de Edino Krieger e Alberto Nepomuceno.De Joseph Haydn (Áustria, 1732–1809), será apresentada a Sinfonia nº 27, composta por volta de 1760. Uma das primeiras obras sinfônicas do compositor, ainda carrega a influência do barroco tardio e do estilo galante.

De Johann Sebastian Bach (Alemanha, 1685–1750), a orquestra interpretará o Concerto para Violino e Orquestra de Cordas em Lá menor, escrito em torno de 1730. Dividido em três movimentos — I. Allegro moderato, II. Andante e III. Allegro assai —, o concerto destaca o diálogo entre a solista Miriel Pagani e a orquestra, evidenciando a escrita barroca do célebre compositor.

Em seguida, será executada a Suíte para Orquestra de Cordas (1955), do brasileiro Edino Krieger (1928–2022). A obra combina elementos da música folclórica e popular brasileira com a escrita tradicional de concerto, como no último movimento, em que o compositor apresenta uma Marcha Rancho — ritmo carnavalesco — elaborada com técnicas composicionais inspiradas em Bach.

Para encerrar, a orquestra apresentará três peças de Alberto Nepomuceno (1864–1920): Serenata, Adagio e Rigaudon. Reconhecido como o “pai do nacionalismo musical brasileiro”, Nepomuceno soube aliar o romantismo europeu a elementos de identidade nacional, inaugurando um movimento que abriu caminho para compositores como Villa-Lobos, Camargo Guarnieri e o próprio Edino Krieger. (Com informações de Gabrielly Lyandra). 

Serviço: “Concerto ao Entardecer”. com a Orquestra de Câmara da UEM. Terça-feira, 07/10. Às 18h30 no saguão da BCE Entrada franca,  

(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!