O Programa de Pós-graduação em Sustentabilidade (PSU), do Câmpus Regional de Umuarama em associação com o Instituto Federal do Paraná (IFPR), abriu inscrições, hoje (6), para preencher 16 vagas reservadas à Universidade Estadual de Maringá (UEM) no mestrado acadêmico, com ingresso em 2026.
Para efetuar a inscrição, o candidato deve enviar documentação, cuja lista está disponível no edital de abertura do certame, em um único arquivo no formato pdf ao e-mail do Programa, mediante pagamento de taxa de R$ 100. O processo seguirá aberto até as 23h59 de 31 de outubro.
Do total de vagas destinadas à UEM, 2 serão reservadas a políticas afirmativas, sendo 1 para pessoas com deficiência (PcDs) e outra para negros (pretos e pardos). A seleção consiste em quatro etapas: prova objetiva e dissertativa, pré-projeto de pesquisa, análise de currículo Lattes e entrevista. O resultado final será divulgado no dia 19 de dezembro, na página do PSU.
Poderão participar do certame portadores de diplomas de quaisquer cursos de graduação de instituições de ensino superior reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) ou, provisoriamente, de certificado de conclusão de graduação ou documento equivalente, expedido pelo setor responsável.
O Programa, avaliado com nota 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é voltado à formação profissional com visão interdisciplinar na sustentabilidade, permitindo utilizar a ciência e a tecnologia em benefício da sociedade, além de se apoiar em políticas para desenvolvimento econômico e sustentável na região do Arenito Caiuá.
Mais informações podem ser obtidas no edital de abertura e por meio da Secretaria do PSU, via e-mail ou pelos telefones (44) 3621-9334 e (44) 99901-2674.
(Fábio Candido/Comunicação UEM)