A Prefeitura de Maringá, por meio do Instituto Ambiental de Maringá (IAM), em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), realizou o plantio de 20 mudas de espécies nativas no Parque Alfredo Nyffeler nesta segunda-feira, 6. O plantio foi realizado por crianças atendidas pelo Programa Florescer, programa social do grupo G10 e Rodoparaná.
As mudas utilizadas no plantio foram doadas pelo IAT e são das espécies ingá branco, pitanga, cerejeira do mato, uvaia e jabuticaba. A equipe do IAM orientou sobre as espécies, indicou o local e acompanhou os alunos durante o plantio. “O plantio de novas mudas traz melhorias para a qualidade do ar, promove o bem-estar para toda a população e proporciona novos espaços de área verde na cidade”, afirmou o diretor-presidente do Instituto Ambiental de Maringá, José Roberto Behrend. Ele explicou que algumas das espécies são frutíferas, o que também representa um ganho para a fauna local.
“Os alunos visitam todas as sextas-feiras o Parque Alfredo Nyffeler e, agora, vão conseguir acompanhar o crescimento das mudas que eles mesmos plantaram. Além de colocar em prática o aprendizado teórico da sala de aula“, destacou a orientadora do Programa Florescer, Eloá Lendzion Gomes.
Para a técnica de Manejo e Meio Ambiente do Instituto Água e Terra (IAT), Tatiana Alves, o plantio com crianças é importante para promover a conscientização ambiental. “É fundamental para que essa prática de conservação passe a fazer parte da cultura delas e perpetue para toda a sociedade”, disse.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)