A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Departamento de Medicina (DMD) e do Hospital Universitário (HU) e em parceria com a 15ª Regional de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA/PR), promove, desde terça-feira (7), o curso de extensão “Atualização em Reumatologia para Médicos da Atenção Primária à Saúde”. O curso é uma demanda antiga da área, que vem para fortalecer a parceria entre a atenção básica em saúde e a UEM na formação de profissionais para a “linha de frente” do atendimento à população.
O curso
Com carga horária de 40 horas e formato presencial e online (síncrono), o curso vai atualizar 119 médicos da Atenção Primária de Saúde (APS) de Maringá sobre o diagnóstico e manejo clínico das principais afecções reumáticas, promovendo a integração entre os serviços de saúde e o ensino universitário. O encerramento do curso está previsto para 24 de fevereiro de 2026, com módulos online, além da aula inaugural desta terça, presencial.
A programação contempla oito módulos temáticos que abordam desde o reumatismo de partes moles e fibromialgia até a interpretação de exames laboratoriais e de imagem, além de temas como o uso racional de anti-inflamatórios e manifestações reumáticas associadas a doenças comuns na prática clínica.
A atividade é coordenada pelo professor do curso de Medicina da UEM Paulo Roberto Donadio e contará com a participação dos especialistas na área da Reumatologia Felipe Merchan Ferraz Grizzo, Juliana Yuri Sekiyama, Fernanda Maria Borghi, Luiz Augusto Fanhani Cracco e Gabriel Caetano Pereira.
A abertura
A abertura do curso contou com a presença da vice-reitora, Gisele Mendes; do secretário municipal de Saúde, Antônio Carlos Nardi; da superintendente do Hospital Universitário da UEM, Cremilde Trindade Radovanovic; do professor do curso de Medicina da UEM e coordenador da Residência de Reumatologia, Paulo Roberto Donadio; da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEM, Priscila Marques; da diretora da 15ª Regional de Saúde do Paraná, Elizabeth Kobayashi; e da diretora de Promoção à Saúde do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Setentrião Paranaense (CISAMUSEP), Laís Negri; e da diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HU, Gisleine Cavalcante.
A vice-reitora da UEM congratulou a todos os envolvidos pela iniciativa, lembrando do caráter público e gratuito do Hospital Universitário. “Durante todos os anos, formamos muitos profissionais médicos e também especialistas, reforçando o papel da UEM e do Hospital Universitário na capacitação e na prestação de serviços”, comentou.
Para o secretário de Saúde de Maringá, Antonio Nardi, o curso é uma oportunidade que surgiu após um longo processo, que veio desde o estabelecimento do Ambulatório de Reumatologia no Hospital Universitário, inicialmente como uma atividade colaborativa. “Foram necessárias muitas etapas até que isso fosse realizado. O tempo é o senhor da razão”, pontuou o secretário.
Coordenador da Residência em Reumatologia, Donadio relembra que o ambulatório da área iniciou com apenas a especialidade, mas cresceu com o passar do tempo, abrigando, hoje, subáreas da reumatologia. “Surgiu a necessidade de firmar parcerias com o município de Maringá e toda a região, para que estabeleçamos um fluxo de saída na cidade, com reumatologistas na rede básica que promovam os encaminhamentos de casos complexos ao HUM”, detalhou.
A superintendente do Hospital Universitário, Cremilde Trindade Radovanovic, comentou sobre a verdadeira “odisseia diagnóstica” de um paciente reumatológico - a depender da doença, a paciente chega a buscar um diagnóstico por anos. “Isso representa um ganho para a UEM, o HU, a Prefeitura de Maringá e prefeituras vizinhas, e também para o paciente, que vai conseguir um atendimento cada vez mais capacitado para uma área tão sensível.”
(Willian Fusaro/Comunicação Hospital Universitário)