O Pronto Atendimento à Criança (PAC) passará a funcionar no Hospital Municipal de Maringá (HMM) a partir de sexta-feira, 10, às 13h. Durante a mudança, entre quarta, 8, e sexta, 10, os atendimentos pediátricos de urgência e emergência serão centralizados na UPA Zonal Sul.
As mudanças permitirão a reforma e ampliação da UPA Zona Norte, que passará a ter porte III, aumentando a capacidade de atendimento à população. Com a transferência do PAC para o Hospital Municipal, os atendimentos da UPA Zona Norte serão transferidos para o prédio do PAC e, com isso, haverá início das obras de reforma e ampliação no prédio da UPA Zona Norte.
Com a conclusão das obras da UPA Zona Norte, os atendimentos de urgência e emergência voltam a ser realizados no local para, então, dar início às obras no prédio do PAC. Com tudo pronto, os atendimentos do PAC voltam ao seu local de origem.
Veja perguntas e respostas com orientações:
Quando o PAC será transferido para o Hospital Municipal?
A partir desta quarta-feira, 8, às 7h, a Secretaria de Saúde inicia a transferência do PAC para o Hospital Municipal de Maringá. Portanto, a partir desse horário, o prédio do PAC estará fechado para novos pacientes. Pacientes que já estiverem dentro da unidade serão atendidos normalmente. O atendimento contínuo não será interrompido e o atendimento na UPA Zona Sul seguirá normalmente.
Crianças que estão em observação no PAC serão transferidas?
Sim. Crianças que estão em observação no PAC serão transferidas para a UPA Zona Sul em uma ambulância da Secretaria de Saúde, mediante avaliação clínica.
Como ficam as crianças que estão no PAC aguardando encaminhamento para um hospital?
Os pacientes que necessitam de internação serão encaminhados, por meio da Central de Regulação de Leitos, para o Hospital da Criança, a Santa Casa ou o Hospital Universitário de Maringá.
Onde levar as crianças em caso de emergência?
Em caso de emergência, a partir das 7h desta quarta-feira, 8, as crianças devem ser levadas para a UPA Zona Sul. Os atendimentos pediátricos de urgência e emergência serão centralizados na UPA Zona Sul até sexta-feira, 10, às 12h30. A partir das 13h de sexta-feira, 10, o PAC passará a funcionar no Hospital Municipal, ou seja, os atendimentos pediátricos de urgência e emergência serão realizados no local.
A UPA Zona Sul está preparada para mais pacientes durante esse período de transferência?
Sim. Entre quarta, 8, e sexta-feira, 10, durante a transferência do PAC para o Hospital Municipal, os atendimentos pediátricos de urgência e emergência serão centralizados na UPA Zonal Sul. A equipe da UPA Zona Sul contará com o suporte de uma equipe do PAC nos quatro dias.
Quando o PAC começa a funcionar no Hospital Municipal?
O Pronto Atendimento à Criança (PAC) passará a funcionar no Hospital Municipal de Maringá (HMM) a partir de sexta-feira, 10, às 13h. A partir desse horário, os pais ou responsáveis serão orientados a buscar atendimento pediátrico de urgência e emergência no Hospital Municipal. Crianças que já estiverem em atendimento na UPA Zona Sul continuarão sendo atendidas normalmente e serão transferidas para o PAC HMM mediante avaliação médica. Casos de internação serão encaminhados, por meio da Central de Regulação de Leitos, para o Hospital da Criança, a Santa Casa ou o Hospital Universitário de Maringá.
(Fonte: Comunicação PMM)