O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (Sees), está selecionando 274 estudantes dos cursos de Educação Física, Turismo e Comunicação até 27 de outubro para atuar em atividades esportivas, de recreação e atendimento ao público na edição 2025/26 do Verão Maior Paraná.
Do total de vagas, 200 se destinam a acadêmicos de Educação Física, 50 a de Turismo e outros 24 a de Comunicação. Para participar, o estudante deve preencher formulário on-line e estar matriculado em instituição de ensino superior do Paraná, submetendo, em formato pdf, histórico escolar, declaração de matrícula, CPF, e-mail, número de WhatsApp e endereço. Estudantes de Turismo ainda devem apresentar certificado de língua estrangeira e, os de Comunicação, portfólio.
O resultado final do processo será divulgado em 4 de novembro, no sítio da Sees. Em seguida, entre os dias 11 e 16 do mesmo mês, os selecionados serão submetidos à capacitação a ser realizada em Pontal do Paraná, com gastos de hospedagem e alimentação custeados pela Paraná Esporte, ligada a Sees. O transporte até o local ficará a cargo dos participantes.
Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Desenvolvimento da Sees, a ação reforça o compromisso do Governo do Estado com a formação de jovens profissionais.
“O Verão Maior é uma grande vitrine do esporte e do turismo paranaense e participar dele é uma experiência transformadora. Além de contribuir com um evento de impacto social e econômico, os acadêmicos adquirem experiência, responsabilidade e espírito de equipe”, explicou.
O Verão Maior Paraná, projeto integrado que mobiliza secretarias e órgãos públicos para garantir infraestrutura, saúde, segurança, lazer e entretenimento a turistas e moradores do litoral durante a temporada, alcançou recordes na edição passada. 1,8 milhão de pessoas participaram dos 33 grandes shows gratuitos e mais de 2,4 milhões de atendimentos foram feitos nos postos fixos do Litoral mantidos pelo projeto.
(Fábio Candido/Comunicação UEM)