Offline
MENU

Agora é Lei em Maringá: Reconhecimento do Instituto BioverCidade como Utilidade Pública
Por Administrador
Publicado em 10/10/2025 16:16
Notícias de Maringá

A Câmara de Maringá apoia iniciativas que atuam na preservação e conservação do meio ambiente. É o caso da Lei 12.051/2025, de autoria da vereadora Professora Ana Lúcia, que declara de Utilidade Pública o Instituto BiodiverCidade por prestar serviços de interesse coletivo.

 

Fundada em 2019 e com sede em Maringá, a organização de interesse público e sem fins lucrativos tem foco na preservação e conservação ambiental. O título permite que a entidade acesse recursos e celebre convênios com o poder público. 

 

A vereadora Professora Ana Lúcia enfatizou que o Instituto reúne profissionais altamente qualificados das mais variadas áreas e está presente nos principais espaços de deliberação ambiental do município. 

 

“A elaboração de pareceres técnicos de tão importantes e bem elaborados, tornam-se decisivos para definições das políticas ambientais do município. Esse trabalho técnico e vigilante é previsto em seu estatuto, permitindo atuar juridicamente, inclusive propondo ações judiciais, além de acompanhar a aplicação da legislação ambiental. Também se destaca na educação ambiental da população traduzindo ciência em linguagem acessível”, explica. 

 

Exemplo disso foi a organização de debates e discussões sobre o Plano de Manejo do Parque de Ingá, realizada com pesquisadores da UEM que levaram à população informações sobre a importância dessa ferramenta de gestão ambiental, inclusive para a manutenção do parque “um ativo tão fundamental que compõe a identidade da nossa cidade” sublinha a vereadora.

 

No incêndio que devastou o Pantanal em 2020, o Instituto BiodiverCidade criou a “Campanha Salve o Pantanal” arrecadando recursos para entidades envolvidas no resgate de animais e no combate aos incêndios. “Isso demonstra que o Instituto não apenas atua localmente mas também responde a emergências nacionais e sempre com muita ética e muita solidariedade”, observa a vereadora.

 

O presidente do Instituto BiodiverCidade, Matheus Maximilian Ratz Scoarize, agradeceu a aprovação da lei pelos vereadores e lembrou que a utilidade pública abrirá novas oportunidades de captação de recursos em editais de financiamento de projetos, visto que todos são voluntários.

 

“Poderemos estabelecer parcerias com empresas, universidades, escolas e órgãos governamentais. Além disso, o reconhecimento demonstra a relevância do Instituto para os voluntários que se sentem valorizados e estimulados a continuar com as atividades”, explica Matheus.

 

Quer conhecer outras leis e iniciativas aprovadas pela Câmara de Maringá? Acesse nossas redes sociais Instagram (@camara.maringa), Facebook (camaramunicipal.demaringa) e Youtube.

 

Acesse também as redes sociais para conhecer os projetos do Instituto BioverCidade:

https://www.instagram.com/institutobiodivercidade/?hl=pt-br 

https://www.youtube.com/@institutobiodivercidade8060/videos

(Fonte: Comunicação PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!