“Cada pessoa que ingressa ou volta ao mercado de trabalho representa uma vitória pessoal e um impacto positivo que se estende à família e à sociedade”, afirma Ana Carmen Dias, educadora social há 20 anos na Agência do Trabalhador de Maringá, vinculada à Secretaria de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar (Setrab).
Na última quarta-feira, 8, Ana Carmen foi uma dos três representantes da Região Sul, sendo dois do Paraná, entre os 37 servidores do Brasil homenageados em Brasília por suas atuações e dedicação nas agências do trabalhador, durante as comemorações dos 50 anos do Sistema Nacional de Emprego (Sine). O evento foi promovido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Ana Carmen, que possui deficiência visual, foi reconhecida pelo compromisso com políticas públicas voltadas à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Só no período pós-pandemia, de 2021 a 2025, o trabalho coordenado por ela possibilitou a inserção de 388 pessoas com deficiência em empresas de Maringá e região. No evento, ela integrou a mesa de honra e discursou sobre a importância do atendimento especializado ao público com deficiência.
Além de orientar os candidatos, a servidora realiza palestras e consultorias em empresas, auxiliando na adequação de postos de trabalho e na construção de ambientes corporativos mais inclusivos. “A melhor forma é acolher, se adaptar e conviver. Poder oferecer esse atendimento especializado é uma grande realização”, declara.
Para o secretário de Trabalho, Renda e Agricultura Familiar, Rogério Bernardo, “a homenagem à servidora é motivo de orgulho para toda a administração municipal. É uma conquista que representa o compromisso de Maringá com um mercado de trabalho mais justo e acessível para todos”, frisa.
O diretor da Agência do Trabalhador de Maringá, Gilberto Valentim, destaca o reconhecimento nacional como reflexo de um trabalho contínuo e comprometido com as políticas públicas de inclusão. “A Ana Carmen tem um papel fundamental na cooperação com a construção de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência. O reconhecimento em Brasília mostra a importância desse serviço personalizado que Maringá oferece e que poucas agências no País possuem”, ressalta.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)