Offline
MENU

Secretaria da Pessoa com Deficiência entrega scooter elétrica adaptada para ampliar acessibilidade no Prefeitura de Maringá
Por Administrador
Publicado em 11/10/2025 15:43
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seped), realizou na sexta-feira, 10, a entrega de uma scooter elétrica adaptada. O equipamento ficará disponível no térreo do Paço Municipal para uso de pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos. O veículo garante acessibilidade, autonomia e inclusão no acesso aos serviços públicos.

 

A scooter elétrica adaptada foi adquirida com recursos repassados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Paraná (Coede), em cumprimento à Deliberação Coede/PR nº 009/2024, destinada ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Maringá (CMDPD). A atuação do CMDPD foi fundamental para viabilizar a conquista do equipamento.

 

O prefeito Sílvio Barros destacou que a iniciativa representa um passo de inclusão e cidadania. “Quando conselhos e secretarias trabalham em parceria, fortalecendo as políticas públicas, unimos esforços e todos saem ganhando: os servidores, os cidadãos e a cidade como um todo”, afirmou.

 

O secretário da Pessoa com Deficiência, Marcos Aurélio, ressaltou que o novo veículo representa um avanço na promoção da dignidade, cidadania e respeito. “A scooter adaptada não é apenas um equipamento de apoio, mas um símbolo do compromisso coletivo com a acessibilidade. Ela oferece autonomia e conforto a quem precisa, sem que dependam exclusivamente da assistência de terceiros. Nosso objetivo é aplicar de fato a inclusão”, afirmou.

 

A servidora da Secretaria de Urbanismo e Habitação, Roselene Bispo de Oliveira Sanches, explicou que o veículo adaptado representa mais autonomia e inclusão para os servidores PCDs. “Tenho paralisia na perna direita e não consigo subir escadas. Quando o elevador está em manutenção, dependo de alguém para me empurrar na cadeira de rodas até o terceiro andar. Com a scooter adaptada, ganho independência e mobilidade”, afirmou.

 

“Esse momento é muito importante, a servidora Roselene Sanches trouxe ao Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência a demanda de que os servidores PCDs precisam de um veículo adaptado, em dias que o elevador está em manutenção. Levamos o pedido para a Seped, que prontamente nos atendeu e buscou possibilidades para que essa scooter adaptada fosse entregue”, disse a presidente do CMDPD, Izabella Militão.

 

O servidor Sérgio Gonçalves Gardin, atendente da Secretaria de Urbanismo e Habitação, destacou a importância do veículo para o dia a dia dos servidores com deficiência. “O equipamento vai ajudar muito. Com a scooter, teremos mais autonomia e facilidade para exercer nossas funções”, pontuou. 

(Fonte: Comunicação PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!