O projeto “Fortalecimento da Rede de Laboratórios Multiusuários das Universidades Estaduais” está com inscrições abertas para a seleção de bolsistas de apoio técnico. Ao todo, são ofertadas seis bolsas, de nível superior, com duração de 12 meses. O valor mensal é de R$ 3,2 mil para atuar no Complexo de Centrais de Apoio à Pesquisa (Comcap) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). O recurso será financiado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
Para se inscrever, é necessário ter curso de graduação completo; estudantes de programas de pós-graduação da UEM também podem se candidatar, desde que não acumulem bolsas. Os candidatos devem encaminhar e-mail para cpe-comcap@uem.br com os seguintes documentos em PDF: formulário de inscrição (edital); cópia de RG e CPF; documento comprobatório do curso de graduação e da experiência exigida e currículo lattes resumido.
Cada bolsista será acompanhado por um supervisor, responsável pela unidade laboratorial. O regime de trabalho é de 40 horas semanais. Quatro vagas são voltadas a graduados em Química, Física, Ciências Biológicas, Farmácia, Biotecnologia, Bioquímica ou engenharias; uma vaga exige formação em Ciência ou Engenharia da Computação, e Informática; e uma vaga exige formação em História. Todas as oportunidades pedem experiência comprovada em laboratórios e/ou equipamentos multiusuários.
O cronograma completo e outras informações estão disponíveis no Edital nº 49/2025-PPG/DPS ou pelo e-mail cpecomcap@uem.br.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)