Offline
MENU

Cerimônia de posse de 21 professores fortalece quadro docente da UEM
Por Administrador
Publicado em 14/10/2025 07:38
Notícias de Maringá

O reitor da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Leandro Vanalli, deu posse, na sexta-feira (10), a 21 docentes em solenidade conduzida no prédio da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários (PRH), no Câmpus Sede.

Os novos professores chegam à instituição para reforçar um quadro docente já qualificado que vem sendo ampliado durante a gestão atual no contexto da Lei Geral das Universidades (LGU).

Diante das nomeações, o reitor afirmou que a entrada dos professores representa mais um avanço na política de pessoal implementada pela UEM nos últimos três anos.

“Graças ao apoio do Governo do Estado e com a aplicação dos números da LGU, conseguimos a abertura dos concursos e uma nomeação tão expressiva de professores e agentes. São mais de 250 docentes nos últimos anos. Os 21 de hoje darão um renovo aos departamentos de todos os centros de ensino, implicando diretamente a formação, a pesquisa e a extensão, pois são professores que já irão compor projetos e estar à frente dos departamentos não só no ensino, mas também em outras ocupações pertinentes à carreira do docente efetivo”, comemorou Vanalli.

O pró-reitor da PRH, José Maria de Oliveira Marques, fez coro com o mandatário e viu na chegada dos 21 docentes um incremento imediato na qualidade de ensino da instituição.

“Aumenta a qualidade do ensino, pois esses docentes que já chegam na universidade com uma alta qualificação profissional, uma vez que a grande maioria já entra com doutorado. E recompor o quadro de professores da universidade por efetivos significa um crescimento da instituição”, afirmou o pró-reitor.

Os professores empossados atuarão nos Centros de Ciências Agrárias (CCA)Exatas (CCE)Humanas, Letras e Artes (CCH)da Saúde (CCS)Sociais Aplicadas (CSA) e de Tecnologia (CTC), lecionando nos departamentos de Agronomia, Ciências Agronômicas, Estatística, Química, Ciências Sociais, Pedagogia, Música, Psicologia, Ciências Básicas da Saúde, Ciências Contábeis, Medicina, Enfermagem, Arquitetura, Engenharia de Produção, Engenharia Têxtil e Informática.

Entre os empossados, o sentimento geral de se tornar efetivo na UEM era de satisfação e júbilo. Jeinni Kelly Pereira Puziol e Débora Piai Cedran, que assumem cátedras respectivamente nos departamentos de Pedagogia e Química, manifestaram praticamente o mesmo sentimento diante da efetivação na UEM.

“Faz 20 anos que eu sonho em ser professora da UEM. Aos 17 anos passei no vestibular do curso de geografia dessa universidade. E desde lá sonho em ser professora daqui. Então, chegar na UEM agora como professora efetiva é a realização de um grande sonho e acreditar na educação pública, gratuita e de qualidade que essa universidade representa”, festejou Puziol.

“Já sou professora temporária há 14 anos aqui na UEM. Fazer parte da instituição representa um sonho realizado de estar permanentemente na minha casa, pois fiz graduação, mestrado e doutorado aqui. Agora entro como professora efetiva, então é a realização de um sonho”, celebrou Cedran.

Abertas pelos editais 185, 187, 208, 229 e 230/2023 da PRH, as vagas preenchidas fazem parte dos concursos previstos pela portaria nº 55/2022 da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), amparada pela LGU, que estabelece o quantitativo de servidores em certames de instituições de ensino superior.

Além do reitor e do pró-reitor da PRH, a cerimônia contou com a participação da vice-reitora Gisele Mendes, do chefe de gabinete Wilson Wesley Wutzow, do diretor do CCE Diogo Francisco Rossoni, dos diretores adjuntos Ferenc Istvan Bánkuti, do CCA, e Thelma Elita Colanzi Lopes, do CTC, além do Procurador Geral da Universidade, Geovâneo Rossato. 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!