Offline
MENU

Prefeitura de Maringá inicia transferência da UPA Zona Norte para o antigo prédio do PAC nesta terça-feira, 14
Por Administrador
Publicado em 14/10/2025 10:20
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde, informa que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Norte passará a funcionar no antigo prédio do Pronto Atendimento à Criança (PAC) a partir desta quinta-feira, 16, às 19h. A mudança será realizada entre terça, 14, e quinta-feira, 16. Durante esse período, os atendimentos de urgência e emergência serão centralizados na UPA Zona Sul, que contará com reforço nas equipes de saúde.

 

A transferência permitirá o início das obras de reforma e ampliação da UPA Zona Norte, que passará a ter porte III, incluindo a modernização da infraestrutura e contratação de mais profissionais de saúde.

 

Para iniciar a mudança, o prédio da UPA Zona Norte estará fechado para novos pacientes a partir desta terça-feira, 14, às 7h. Pacientes que já estiverem dentro da unidade serão atendidos normalmente. Os casos de internação serão encaminhados, por meio da Central de Regulação de Leitos, para hospitais de referência da rede municipal de saúde. Já os pacientes que precisam de monitoramento serão transferidos para a UPA Zona Sul, por meio de uma ambulância da Secretaria de Saúde, mediante avaliação clínica.

 

A iniciativa faz parte do projeto de reestruturação da rede de urgência e emergência da zona norte do município. A primeira etapa foi a readequação do Hospital Municipal para receber os atendimentos do Pronto Atendimento à Criança (PAC). Posteriormente, ocorreu a transferência do PAC para o Hospital Municipal, concluída na última sexta-feira, 10.

 

A previsão é que a obra de reforma e ampliação da UPA Zona Norte seja concluída em até 24 meses. Com a conclusão da obra, os atendimentos de urgência e emergência voltam a ser realizados no imóvel. Em seguida, ocorrerá a reforma do prédio onde funcionava o PAC.

 

“Não podemos fazer uma obra dessa dimensão em um ambiente hospitalar em funcionamento. Precisamos garantir a higienização e organização adequadas para a recuperação e o bem-estar dos pacientes”, explicou o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi. “Todo o esforço valerá a pena. A UPA Zona Norte será totalmente modernizada e ampliada para oferecer mais conforto, qualidade e agilidade no atendimento”, complementou.

 

O projeto foi aprovado pelos Conselhos Locais, pelo Conselho Municipal de Saúde e pela Conferência Municipal de Saúde, integrando o Plano Municipal de Saúde 2022–2025. 

(Fonte: Comunicação PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!