Desde a última segunda-feira (13), Maringá vem respirando música por todos os cantos da cidade. A 5ª edição do Festival da Música de Maringá, que segue até domingo (19), reúne artistas locais, regionais e nacionais em uma programação intensa, que inclui concertos, oficinas, apresentações em espaços públicos e o aguardado Concurso de Música Estudantil.
O evento é uma realização da Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Cultura, em parceria com a Universidade Estadual de Maringá (UEM) e o Grupo Maringá de Comunicação (GMC). A UEM atua como parceira acadêmica e artística, contribuindo com sua experiência pedagógica e científica na formatação das atividades.
“Durante sete dias, Maringá respira música de forma intensa, em todos os cantos da cidade. O festival potencializa o que já temos de forte no cenário musical local, mas agora de maneira orquestrada e com visibilidade ainda maior”, explica a professora Vânia Malagutti, do Departamento de Música da UEM e uma das coordenadoras do evento.
A partir desta quinta-feira (16), o público ainda terá uma sequência de atrações imperdíveis. às 17h, no Terminal Urbano de Maringá, apresentação da Escola ADM Academia de Música. Às 20h, Convite à Música com o grupo Pé de Laranjeira, no Teatro Barracão.
Na sexta, Baile da Longevidade com Tercilio Men, no Salão Comunitário do Jardim Alvorada, às 14h. No inicio da noite, às 18h, Concurso de Música Estudantil, no Teatro Marista, com jovens talentos da cidade competindo em categorias autorais e covers. E quem estiver passando pela Rodoviária de Maringá, vai conferir o show de Nalva Máximo.
O sábado promete o show da dupla Jean & Cauê, na Feira do Produtor do Estádio Willie Davids, às 9h. Domingo, último dia do Festival, shows musicais e Feira de Artesanato, no Parque do Ingá, no mesmo horário.
Também, no domingo, às 16h, o Mega Concert, na Travessa Jorge Amado, encerrando o festival em grande estilo
O festival começou na segunda-feira (13) com uma programação que lotou os espaços culturais da cidade. O grupo Barbatuques, referência internacional em percussão corporal, ministrou duas oficinas no Teatro Marista, ambas com inscrições esgotadas, além de participar de uma roda de conversa com o público. O dia ainda teve a apresentação do músico Ronaldo Gravino no Aeroporto de Maringá.
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)