Offline
MENU

Hospital Universitário da UEM inaugura Laboratório de Simulação Clínica
Por Administrador
Publicado em 17/10/2025 09:37
Notícias de Maringá

O Hospital Universitário (HUM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) inaugura, nesta sexta-feira (17), às 10h, no Bloco 108 Leitos, o Laboratório de Simulação Clínica (LABSIC), que será utilizado por estudantes de todos os cursos da Saúde da UEM, assim como servidores do Hospital, para capacitação e atualização em técnicas complexas de cuidado ao paciente.

O novo laboratório será um espaço de estudo para alunos e servidores, que contará com simuladores realísticos de última geração, que permitem simular diversos tipos de atendimentos, como a técnica de RCP (conjunto de manobras de emergência para reanimação cardiopulmonar), passagem de cateteres, sondas, entre outras atividades essenciais na formação de discentes e aprimoramento dos profissionais de saúde.

O espaço traz, também, uma grande novidade: duas mesas de anatomia digitais, equipamentos únicos em Maringá. Por meio dessas mesas será possível estudar pormenorizadamente todos os sistemas do corpo humano, órgãos e tecidos, assim como partes isoladas. As mesas podem ser usadas por vários usuários ao mesmo tempo, tanto na posição vertical como horizontal, e combinam uma tela interativa de 86" com um computador de alta performance, equipado com um software modular de ensino anatômico, o Athena Hub, que possui ferramentas para visualização, interação e análise do corpo humano, utilizando atlas anatômico e imagens médicas (DICOM) com fotorrealismo. Segundo a direção do Hospital Universitário, o estudo nas mesas proporcionará uma experiência de realidade virtual imersiva, contribuindo para o aprendizado.

O reitor da UEM, Leandro Vanalli, destaca a importância do LABSIC no atendimento à população. “É mais um ativo da UEM destinado ao atendimento das pessoas, e que aproxima a nossa universidade de toda a comunidade, procurando contribuir com excelência, num ambiente de trabalho com recursos de ponta, onde servidores e a área acadêmica poderão, em conjunto com a comunidade, desenvolver pesquisas e soluções inovadoras que impactam diretamente a qualidade de vida. O LABSIC materializa nosso compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, com a responsabilidade social, transformando conhecimento em benefício público. Acreditamos que o acesso a este tipo de estrutura é fundamental para o desenvolvimento regional e para a formação de profissionais cada vez mais preparados para os desafios do futuro."

O LABSIC foi idealizado pela superintendente do HUM, Cremilde Aparecida Trindade Radovanovic, e teve o apoio do Laboratório de Urgência e Emergência em Enfermagem (UEENF), coordenado pela professora Rafaely de Cássia Nogueira Sanches, do Departamento de Enfermagem (DEN) da UEM. O UEENF cedeu simuladores realísticos para o LABSIC, além de todo o know-how, já que é um laboratório com características semelhantes.

“Neste laboratório (LABSIC), os estudantes, principalmente, têm a oportunidade de atuar livre de pressões, sem julgamentos, em um ambiente controlado e seguro. Foi montado um cenário principal com simulador realístico e outro com simulador de baixa fidelidade para emular uma enfermaria. Os cenários têm características que remontam a unidades de atendimento, com respirador, gases medicinais, e demais materiais necessários ao atendimento do paciente”, explicou Rafaely Sanches.

A superintendente do Hospital Universitário agradece ao Laboratório UENF pelo apoio e pela parceria nas atividades de ensino e capacitação desenvolvidas junto à instituição. Cremilde destacou a relevância do LABSICpara o aprimoramento das práticas formativas, ressaltando que o espaço contribui para a formação dos estudantes e para a capacitação contínua dos profissionais do HUM. Segundo ela, o uso dos simuladores realísticos, dos cenários clínicos integrados e da mesa anatômica digital possibilita “treinamento multiprofissional e favorece a integração entre ensino, assistência e pesquisa, na promoção e no desenvolvimento de competências para uma assistência segura, humanizada e de excelência.”

Para a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário, Gisleine Cavalcante, o laboratório marca um novo tempo para o ensino, a pesquisa e a assistência no HUM. “Ao simular situações com diversos graus de complexidade que envolvem o cuidado em saúde, estaremos aprimorando a educação permanente dos profissionais de Saúde da instituição e também contribuindo para o ensino dos futuros profissionais, é um grande ganho para nossa comunidade”, destacou.

O LABSIC funcionará nos turnos da manhã, tarde e noite, por meio de cronograma do Serviço de Educação Permanente e agendamento prévio, que pode ser feito pelo telefone 3011 9198, ou email hum-labsic@uem.br. A enfermeira Samira Goldberg Rego Barbosa será responsável pelo setor. 

Serviço

Inauguração do Laboratório de Simulação Clínica (LABSIC)
Sexta-feira (17), às 10h, no LABSIC - Bloco 108 Leitos
Hospital Universitário (HUM) da Universidade Estadual de Maringá 
Av. Mandacaru, 1590 - Parque das Laranjeiras. 

(Willian Fusaro/Hospital Universitário de Maringá)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!