A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria da Criança e do Adolescente (Secriança), em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre Drogas e Pessoa Idosa (SAS), o Cense e o Instituto AOCP, promove o Seminário Municipal do Sistema Socioeducativo na quinta-feira, 23. O evento ocorrerá a partir das 8h, no Auditório da Biblioteca Central da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os interessados devem realizar a inscrição até segunda-feira, 20, por meio do site do instituto AOCP (clique aqui para se inscrever).
Com o tema ‘Desafios, Vivências e Compromissos’, o Seminário Municipal do Sistema Socioeducativo visa fortalecer a política pública municipal voltada à socioeducação, além de aprimorar o sistema de garantia de direito e o desenvolvimento de ações efetivas voltadas à ressocialização dos adolescentes. O evento será um espaço de diálogo e reflexão entre os setores envolvidos na política socioeducativa em âmbito municipal.
“O Seminário visa reforçar o compromisso coletivo com a garantia de direito de adolescentes em conflito com a lei, contribuindo para a efetivação de medidas socioeducativas com qualidade, dignidade e responsabilidade social”, afirma a secretária da Criança e do Adolescente, Carmen Inocente.
Confira a programação do Seminário Municipal do Sistema Socioeducativo de Maringá:
8h - Credenciamento e Coffee Break
9h - Apresentação Cultural e Abertura Oficial
9h30 - Palestra ‘Entre Direitos e Ausências: O papel da intersetorialidade frente às fissuras do Estado e das políticas sociais’ com a Dra. Gabriela de Conto Bett, psicóloga do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR)
10h15 - Palestra ‘Percurso de transformação: do adolescente em conflito com a lei ao Assistente Social’ com Charles Padilha Ramos, assistente social e escritor do livro ‘Uma Decisão muda seu destino: uma vida de superação’ e mediação de Lara Hauser dos Santos Neponuceno, psicóloga do Cense Maringá
11h - Debate
12h - Intervalo
13h30 - Retorno das atividades e Apresentação Cultural
14h - Grupos de Trabalho: Efetivando a Socioeducação: Possibilidades e Desafios
15h - Apresentação dos grupos de trabalho, com mediação de Larice Lopes Faustino, assistente social no Creas I de Maringá
16h - Encerramento.
(Fonte: Comunicação PMM)