Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, a Câmara de Maringá recebe, nesta quinta-feira (23), durante a sessão ordinária, a gestora institucional da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Maringá, Janaina Mantovani. Ela fará uma fala sobre a campanha e sobre os desafios enfrentados pelas mulheres após o diagnóstico da doença.
O Outubro Rosa é um movimento mundial que busca conscientizar sobre a importância dos exames preventivos e do diagnóstico precoce, fatores que aumentam significativamente as chances de cura. Segundo dados do Ministério da Saúde, são registrados mais de 73 mil novos casos de câncer de mama e 17 mil de câncer do colo do útero por ano no Brasil-os dois tipos mais comuns entre as mulheres.
A campanha teve início nos Estados Unidos nos anos 1990. No Brasil, o Outubro Rosa começou em 2002. O movimento promove mamografias e exames preventivos, são realizadas palestras e caminhadas e muitos edifícios públicos e monumentos são iluminados com a cor rosa. A Câmara de Maringá participa iluminando o prédio na cor rosa.
Serviço:
Data: 23/10 (quinta-feira)
Horário: 9h30
Local: Plenário da Câmara de Maringá – Avenida Papa João XXIII, 239.
(Fonte: Comunicação CMM)