Offline
MENU

Turismo Nacional fecha etapa de Campo Grande com desafio na chuva
Por Administrador
Publicado em 26/10/2025 20:09
Automobilismo

Agora só faltam duas. A Turismo Nacional fechou neste domingo (26) a sexta e antepenúltima etapa da temporada 2025, sendo também a quinta rodada das seis previstas do calendário no campeonato de corridas Sprint. Palco da jornada deste fim de semana, o Autódromo Internacional Orlando Moura, em Campo Grande (MS), recebeu mais duas corridas diante de grande mudança climática: o forte calor dos últimos dias deu lugar a queda brusca de temperatura e céu nublado pela manhã, enquanto um grande temporal mudou os rumos da última prova da etapa. Em manhã toda da CAR Racing, Alberto Cattucci triunfou na Corrida 5 do fim de semana na categoria A, enquanto Adilson Jr. levou a melhor na B. No período da tarde, em disputa abreviada pela forte chuva, Pablo Alves (Maranatha Racing) terminou na frente na A, enquanto Victor Manzini (Manzini) faturou sua primeira vitória na TN correndo pela categoria B.

O fim de semana foi de êxito para muitos dos pilotos do grid da Turismo Nacional, que em Campo Grande contou com 35 carros acelerando no traçado de 3.533 metros. João Cardoso fechou a etapa com três vitórias na categoria A, enquanto Daniel Nino (WC6 Motorsport), Cattucci e Pablo Alves ficaram com os demais triunfos.

Já a categoria B teve seis vencedores diferentes nas seis corridas da rodada: Vasco Pedro (CAR Racing), Caio Cunha (Manzini), Victor Tieri (Brandão), Luiz Veras (G Racing Motorsport), Adilson Jr. (CAR Racing) e Victor Manzini.

Em termos de marcas, a Chevrolet triunfou em cinco das seus provas na categoria A, enquanto a Peugeot levou a melhor na prova em que teve Daniel Nino como vencedor, no sábado. Na B, os modelos Onix levaram a melhor em três corridas, enquanto as demais tiveram pilotos triunfando com Peugeot 208, Hyundai HB20 e Honda City, no que foi o fim de semana do primeiro triunfo da marca japonesa na categoria dos carros mais vendidos do Brasil.

Manhã da CAR Racing — Com a inversão do grid em relação aos dez primeiros da corrida 4 (realizada na tarde de sábado) em cada categoria, coube a Murilo Fiore largar na frente na prova que abriu a programação do domingo, seguido por Luiz Sena Jr. e Gabriel Moura, enquanto Bruno Massa partiu do quinto lugar. Na B, a honra de puxar o grid foi de Caio Cunha, que liderou a primeira fila seguido por Jairo ‘Baguá’ Andrade, com Augusto Sangalli em terceiro, Neto Datti em quarto e Victor Manzini em quinto.

Assim como as quatro provas de sábado, a disputa deste domingo foi cheia de duelos e batalhas acirradas. Uma delas envolveu Gabriel Moura e Luiz Sena Jr. pela segunda posição, enquanto mais atrás Edinardo Filho travou duelo com Gabriel Alves. Sena também lutou por posição com Alberto Cattucci.

Em uma dessas disputas, Murilo Fiore lutou pelo primeiro lugar com Gabriel Moura, que escapou após um toque entre os dois. O paranaense de Campo Mourão foi punido em 5s, o que abriu espaço para Cattucci assumir a liderança na prática e partir para a vitória no momento em que a chuva começava a dar as caras em Campo Grande. João Cardoso terminou em segundo, 0s701 atrás, e Moura ainda foi o terceiro, seguido por Alexandre Bastos e Luiz Sena Jr.

Na B, a vitória ficou com Adilson Jr., que escalou incríveis 13 posições, sendo também sétimo colocado no geral, enquanto Nico Dall’Agnol foi o segundo, exatamente um segundo atrás do vencedor, e o “rookie” Pietro Nalesso concluiu em terceiro. Vencedor no sábado, Vasco Pedro terminou em quarto e o goiano José Neto marcou seu quarto top-5 em cinco corridas no fim de semana.

Alberto Cattucci comemorou seu segundo triunfo na temporada. “Muito feliz. O carro foi extremamente bom. Só posso agradecer à CAR Racing. A Turismo Nacional é muito disputada, muito difícil. Larguei mais atrás, vim remando e deu tudo certo para vencer mais uma corrida”, disse o paulista.

Adilson Jr. destacou o trabalho da CAR Racing depois de subir ao topo do pódio na Corrida 5 da etapa. “Campo Grande é uma terra boa demais. Nunca é fácil, batalhamos muito, mas hoje deu certo. Tenho de agradecer a muita gente, a todos os que participam desse projeto. É muito gratificante”.

Tarde de temporal — A chuva forte que deu as caras desde o momento da disputa principal da BRB Stock Car em Campo Grande foi além pouco antes da largada da última prova da Turismo Nacional no fim de semana. A corrida até começou, em regime de safety-car, mas a direção de prova determinou o acionamento da bandeira vermelha até que o cenário abrandasse e houvesse condições seguras para prosseguir com a disputa.

Após bons minutos de interrupção, a prova foi retomada com bandeira verde, mas a chuva apertou pouco depois e resultou no ‘encurtamento’ da corrida. Pablo Alves e Victor Manzini, que largaram na frente nas categorias A e B, respectivamente, fecharam o fim de semana com vitória. Para ‘Pablito’, foi o quarto triunfo no campeonato, enquanto o jovem Manzini, de 18 anos, terminou na frente pela primeira vez na Turismo Nacional.

“Foi muito bom. A visibilidade foi muito ruim, mas consegui guiar bem com condições adversas. Não dá para explicar a emoção. Devo tudo à equipe, que trabalhou dias e noites nos meus carros. Essa vitória é muito mais da equipe. Obrigado a todos pela torcida, de coração”, vibrou Victor, que entrou para a galeria dos vencedores da categoria dos carros mais vendidos do Brasil.

Por conta da chuva forte, a cerimônia do pódio da última prova da etapa no Mato Grosso do Sul não foi realizada, sendo postergada para a próxima rodada do calendário.

O primeiro campeão — O desfecho da etapa sul-mato-grossense confirmou a consagração de Beto Pontes como campeão Sênior da temporada 2025. O certame dedicado aos pilotos com mais de 54 anos na Turismo Nacional foi vencido pela quarta vez pelo cearense, ícone do automobilismo nordestino e brasileiro, com jornada de mais de 45 anos nas pistas.

Atualmente com 65, ‘Betão’ não pode ser mais superado pelos seus concorrentes na categoria e, desta forma, já pode comemorar o título com uma etapa de antecipação, adicionando mais um troféu à sua vasta galeria com mais de 40 títulos e 400 vitórias nas pistas do Brasil.

Depois das emoções deste fim de semana em Campo Grande, a Turismo Nacional voltará a acelerar dentro de três semanas, entre 13 e 15 de novembro, na inauguração do Autódromo Internacional do Mato Grosso, na capital Cuiabá, com pontuação dobrada para marcar a definição dos demais campeões da temporada 2025 no campeonato Sprint.

A disputa final do calendário será a etapa Endurance, com três horas de duração, no Autódromo de Interlagos, no fim de semana de 13 e 14 de dezembro. Será nesta ocasião que serão coroados os campeões Overall nas categorias A e B e também os futuros donos do campeonato Endurance, além da definição dos pilotos que serão premiados com as vagas no grid do TCR South America Banco BRB e da Stock Light em 2026, destinadas a campeão e vice Overall A da Turismo Nacional nesta temporada.

Turismo Nacional, temporada 2025
Etapa 6, (etapa 5 Sprint), Campo Grande (MS)
Corrida 5, resultado final
Categoria A

1º - Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), 11 voltas em 22min02s781
2º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing), a 0s701
3º - Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 1s198
4º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing), a 2s192
5º - Luiz Sena Jr., A #197 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 3s282
6º - Wanderson Freitas/Eduardo Fuentes, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 3s786
7º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport), a 3s854
8º - Murilo Fiore/Gui Sirtoli, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 5s254
9º - Bruno Massa, A #120 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 7s974
10º - Pablo Alves, A #33 (Chevrolet New Onix Sedan/Maranatha Racing), a 11s301
11º - Raphael Teixeira, A #73 (Peugeot 208/Manzini), a 14s283
12º - Beto Pontes, A Sênior #90 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 16s522
13º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 3 voltas

Não completaram
Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 4 voltas
Enzo Falquete, A/Dorivaldo Gondra, A #28 (Chevrolet New Onix/Porthack Racing), a 7 voltas
Lutianne Soares, A #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 8 voltas
Mathias de Valle, A/Edson do Valle, A, Sênior #46 (Chevrolet New Onix/Baguá Motorsport), não largou

Categoria B
1º - Adilson Jr./Valmir Jr., B #3 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), 11 voltas em 22min07460
2º - Nico Dall'Agnol,B #7 (Chevrolet New Onix/AGB Preparações), a 1s000
3º - Pietro Nalesso, B #23 (Peugeot 208/Manzini), a 2s577
4º - Vasco Pedro, B #931 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 4s269
5º - José Neto, B #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), a 4s685
6º - Ale Xavier, B #5 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 5s729
7º - Luiz Veras, B #22 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 5s951
8º - Renata Camargo, B #37 (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsport), a 6s127
9º - Victor Tieri, B #333 (Honda City/Brandão Motorsport), a 6s275
10º - Victor Manzini, B #17 (Chevrolet New Onix/Manzini), a 7s087
11º - Guilherme Alves, B #30(Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 7s407
12º - Edinardo Filho, B #40 (Peugeot 208/Manzini), a 7s926
13º - Jairo Andrade, B #8 (Chevrolet New Onix/Baguá Motorsport), a 10s128
14º - Rodrigo Gil/Diego Lozov, B #43 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 1 volta

Não completaram
Augusto Sangalli, B #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), a 6 voltas
Caio Cunha/Domenico Largura, B #177 (Peugeot 208/Manzini), a 6 voltas
Paulo Fernando, B #125 (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsport), a 8 voltas
Neto Datti, B #777 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 9 voltas

Corrida 6, resultado final
Categoria A

1º - Pablo Alves, A #33 (Chevrolet New Onix Sedan/Maranatha Racing), 8 voltas em 18min47s511
2º - Gui Sirtoli/Murilo Fiore, A #25 (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 1s749
3º - Bruno Massa, A #120 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 2s817
4º - Daniel Nino, A #18 (Peugeot 208/WC6 Motorsport), a 4s035
5º - Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, A #225 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 5s299
6º - Alexandre Bastos, A #116 (Toyota Yaris/Roger Racing), a 7s142
7º - Luiz Sena Jr., A #197 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 7s373
8º - Raphael Teixeira, A #73 (Peugeot 208/Manzini), a 7s789
9º - João Cardoso, A #109 (Chevrolet New Onix Sedan/Auto Racing), a 10s912
10º - Renzo Zambolini, A #117 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 12s941
11º - Dorivaldo Gondra/Enzo Falquete, A #28 (Chevrolet New Onix/Porthack Racing), a 13s578
12º - Alberto Cattucci, A #808 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 16s222
13º - Lutianne Soares, A #999 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 19s950
14º - Pedro Bürger, A #66 (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 1 volta

Não terminaram
Gabriel Moura, A #86 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 3 voltas
Beto Pontes, A Sênior #90 (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 6 voltas
Edson do Valle, A, Sênior/Mathias de Valle #46 (Chevrolet New Onix/Baguá Motorsport), não largou

Categoria B
1º -  Victor Manzini, B #17 (Chevrolet New Onix/Manzini), 8 voltas em 19min04s876
2º - Luiz Veras, B #22 (Hyundai HB20/G Racing Motorsport), a 1s592
3º - Vasco Pedro, B #931 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 3s165
4º - Pietro Nalesso, B #23 (Peugeot 208/Manzini), a 4s679
5º - Guilherme Alves, B #30(Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 5s341
6º - Ale Xavier, B #5 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 6s346
7º - Diego Lozov/Rodrigo Gil, B #43 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 6s743
8º - Augusto Sangalli, B #88 (Chevrolet New Onix/Pein Competições), a 10s727
9º - Adilson Jr./Valmir Jr., B #3 (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 11s624
10º - Paulo Fernando, B #125 (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsport), a 13s305
11º - Edinardo Filho, B #40 (Peugeot 208/Manzini), a 13s978
12º - Neto Datti, B #777 (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 15s186
13º - Jairo Andrade, B #8 (Chevrolet New Onix/Baguá Motorsport), a 17s922
14º - Nico Dall'Agnol,B #7 (Chevrolet New Onix/AGB Preparações), a 4min17s239
15º - Renata Camargo, B #37 (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsport), a 1 volta
16º - José Neto, B #93 (Volkswagen Polo/Brandão Motorsport), a 1 volta

Não completaram
Victor Tieri, B #333 (Honda City/Brandão Motorsport), a 3 voltas
Domenico Largura/Caio Cunha, B #177 (Peugeot 208/Manzini), a 5 voltas


Turismo Nacional, calendário da temporada 2025
7ª etapa:
 15 de novembro, Cuiabá (MT) – Sprint

8ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (SP) – Endurance 

(Texto: Assessoria. Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!