A Prefeitura de Maringá, por meio das secretarias de Educação e Obras Públicas, inaugurou na terça-feira, 28, Dia do Servidor Público, o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Márcia do Rocio Bittencourt Socreppa. Localizado no Loteamento Bom Jardim, na região Norte, a unidade escolar tem capacidade para atendimento de 375 crianças de 0 a 5 anos. O investimento foi de mais de R$ 14 milhões. As aulas na unidade já tiveram início e ainda há vagas disponíveis para 2025.
O novo Cmei tem mais de 3,5 mil metros quadrados e reúne estrutura moderna e confortável, com 15 salas de aula, sala de artes, sala multiuso, brinquedoteca refeitório amplo, lactário, espaço exclusivo para alimentação de bebês, berçários, quadra coberta, pátio com piso emborrachado, secretaria, salas de administração, banheiros, playground, quadra poliesportiva, biblioteca, sala de artes, sala multiuso, brinquedoteca, além de espaços como sala de funcionários, cozinha ampla, lavanderia e depósito.
Durante a cerimônia de entrega do Cmei, houve apresentação musical de alunos do Cmei Winifred Ethel Netto, além da declamação da poesia ‘As meninas' de Cecília Meireles. As crianças também presentearam o prefeito Silvio Barros e a vice-prefeita Sandra Jacovós com lembranças.
O prefeito Silvio Barros parabenizou os servidores e ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Secretaria de Obras Públicas, na construção da unidade escolar, e da Secretaria de Educação, que passa a ser a responsável pela gestão do espaço. “Em uma obra, a fundação é o que define a altitude, ou seja, quanto maior a fundação, mais alto é o prédio. Esse prédio aqui é a fundação da nossa sociedade, onde preparamos o alicerce das gerações futuras. Os servidores que vão trabalhar têm a missão de tornar as próximas gerações melhores que a nossa”, disse. Ele também ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pela Márcia Socreppa em prol da cidade.
A secretária de Educação, Adriana Palmieri, destacou o papel fundamental da educação infantil para o processo de ensino-aprendizagem das crianças. Para ela, a missão do Cmei será inspirada no legado de Márcia Socreppa. “Olhamos para esse espaço com muita alegria e carinho. As crianças que passarão por aqui terão no currículo e na história de vida o nome da Márcia Socreppa, uma pessoa tão boa e que tocou na vida de muitas pessoas. A Márcia era aquela pessoa que conectava as pessoas, que fazia com que uns olhassem para os olhos dos outros e enxergassem o que havia de melhor”, afirmou.
Para o secretário de Obras Públicas, Artur Tunes, a inauguração representa a transformação de uma obra em um equipamento público. “Hoje transformamos essa obra em uma realização. Dessa edificação, vamos extrair o melhor para a população, com a entrega de educação de qualidade para nossas crianças”, disse.
A diretora do novo Cmei, Fabrícia Dias, ressaltou que a unidade atende uma demanda da comunidade da região. “As aulas já tiveram início e ainda estamos com vagas disponíveis para 2025 para crianças de 0 a 3 anos. Os interessados podem procurar o Cmei para matrícula”, explicou.
Sobre a homenagem - O Cmei leva o nome da ex-vereadora e ex-secretária de Educação e Assistência Social de Maringá, Márcia Socreppa, falecida em 2017. Ela foi vereadora em quatro legislaturas: entre os anos de 2001-2004; 2005-2008; 2012, quando assumiu como suplente e fez parte da Mesa Executiva da Câmara como segunda secretária; e de 2013 a 2016. Além disso, foi secretária de Educação (2009 a 2011), presidente da Fundação de Desenvolvimento Social de Maringá (1993 a 2000) e gerente do Centro Social Urbano de Maringá (1983 a 1989). Teve grandes contribuições para a consolidação da Festa das Nações e para a criação da Festa da Canção.
A filha de Márcia Socreppa, Carolina Bittencourt Socreppa, agradeceu a homenagem. “Minha mãe dedicou a vida para a ação social e a educação. A minha filha não conheceu a avó, mas hoje ela está tendo um pouco a dimensão do que foi a avó dela, uma mulher pioneira e guerreira”, disse. Também participaram da cerimônia outros familiares da homenageada: o viúvo Dimas Vinicio Socreppa; o filho Ricardo Bitencourt Socreppa; o genro Leonardo Pestillo de Oliveira; os netos Laura Socreppa de Oliveira, Beatriz Bortolossi Socreppa e Gustavo Bortolossi Socreppa; e a cuidadora Earlete Theodoro da Silva.
O vereador Mário Hossokawa, autor da lei que denominou o Cmei como Márcia Socreppa, ressaltou o trabalho desenvolvido pela homenageada. “É uma honra homenagear uma pessoa que conhecemos tão de perto e que fez um ótimo trabalho em prol da educação e da assistência social”, afirmou. Para o vereador Luiz Neto, a homenageada tem uma trajetória na educação que nunca será esquecida. “Nós temos um compromisso grande de defender a educação e fazer um pouco do que a Márcia fez pelas nossas escolas e professoras”, disse.
A presidente da Câmara de Vereadores, vereadora Majô, ressaltou a importância da educação para transformar a sociedade. “Defendo uma educação que vai formar cidadãos autônomos e pensantes. Que neste novo Cmei possamos, pela inspiração da Márcia, formar mulheres e homens com espírito de liderança para que possam servir a nossa comunidade.”
Presenças - Também participaram da cerimônia de entrega do Cmei, a vice-prefeita Sandra Jacovós; secretários municipais; a primeira-dama e presidente do Pra Somar, Bernadete Barros; os vereadores Ângelo Salgueiro, Guilherme Machado, Ítalo Maroneze, Júnior Bravin, Uilian da Farmácia e William Gentil; o presidente do conselho superior do Sinepe/NoPR, Wilson Matos Filho; a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar), Iraídes Baptistoni; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Aline Cuenca; o presidente da Associação dos Funcionários Municipais de Maringá, Marcelo Mazarão; a presidente da Associação de Moradores do Conjunto Guaiapó, Fátima Viana; o presidente da Ordem dos Pastores Evangélicos de Maringá (Opem), Lêonidas Carvalho, e o diácono da Paróquia Nossa Senhora da Liberdade, Camilo Aniceto Ferracioli, que realizaram a benção da unidade; entre outras autoridades e representantes.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)