A Universidade Estadual de Maringá (UEM), por meio do Grupo de Estudos em Ecologia de Mamíferos e Educação Ambiental (GEEMEA) e do Instituto Ambiental de Maringá, promoverá a edição de 2025 da Noite dos Morcegos no dia 26 de novembro, a partir das 19h, no Parque do Ingá. Voltada a públicos de todas as idades, a atividade busca aproximar a comunidade desses animais muitas vezes temidos e mal compreendidos.
As inscrições serão abertas no domingo (9), às 14h, pela plataforma Sympla. São 500 vagas disponíveis, e, tradicionalmente, esgotam em menos de 30 minutos. Menores de idade devem estar acompanhados por um adulto.
Com base nas inscrições, serão formados dez grupos de 50 pessoas, que ingressarão na trilha a cada 15 minutos. Durante o percurso noturno, os participantes terão contato com informações científicas sobre a importância ecológica dos morcegos e poderão observar, com apoio de pesquisadores, a atividade desses mamíferos no ambiente natural.
O professor Henrique Ortêncio Filho, do Departamento de Biologia da UEM e coordenador do GEEMEA, explica que o principal objetivo da iniciativa é promover a educação ambiental e combater preconceitos. “Os morcegos são cercados de mitos e lendas, o que leva muitas pessoas a persegui-los injustamente. No entanto, eles são fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas, atuando na polinização, dispersão de sementes e controle de insetos”, destaca.
Como contribuição simbólica, cada participante deverá entregar um litro de leite longa vida ou um litro de óleo de cozinha, que serão doados à entidade Pra Somar, parceira da ação.
Mais informações sobre a atividade e sobre o trabalho do grupo podem ser acompanhadas no Instagram @geemea.uem.
(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)