O câmpus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está recebendo estudantes e professores de escolas públicas e particulares de toda a região. Este é o objetivo da 19ª Mostra de Profissões, que começou nesta quarta (12) e segue na quinta-feira (13), com exposições dos cursos de graduação ofertados na universidade. As visitas são gratuitas e abertas ao público.
O professor Luiz Alvino, que coordena e leciona em turmas de ensino médio técnico em Umuarama, viajou com 40 estudantes para ver de perto as especificidades dos cursos apresentados. Segundo ele, além de uma oportunidade para os alunos, a Mostra é um campo de sugestões para a sala de aula. “Eu quero absorver várias ideias, estou tirando fotos e tenho bastante conteúdo para levar para os alunos que não vieram. Normalmente, eu obtenho informações aqui, compartilho com meus colegas e aplico com os alunos em sala. Hoje já peguei uma ideia bacana que pretendo replicar”, afirmou.
Em agosto, o docente também levou os estudantes à Mostra de Profissões das unidades do Câmpus Regional de Umuarama. O evento é organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (PEN), por meio da Diretoria de Ensino de Graduação (DEG), e pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PEC), em conjunto com a Diretoria de Cultura (DCU) e a Diretoria de Extensão (DEX). Os estandes estão organizados no gramado em frente ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) na UEM, no câmpus sede, em Maringá.
Além de saber mais sobre as graduações, os visitantes estão aproveitando para conhecer o Mudi e outros espaços do câmpus, como explica o pró-reitor de Ensino, Marcos Vinicius Francisco. “A maioria do público é de estudantes do ensino médio que estão projetando futuras possibilidades de continuidade dos estudos e a ideia é mostrar um pouco do universo que é a universidade. Além disso, o evento se soma aos que tivemos nos câmpus regionais, com esse objetivo de apresentar a universidade.”
A tradicional Feira Solidária, composta por artesãos da comunidade, também está presente no evento, assim como o palco livre e outras atividades que integram a Semana de Artes da UEM (SAU). De acordo com a diretora de ensino de graduação da PEN, Mariana Moran, além da forte presença de instituições da região, colégios de São Paulo e Mato Grosso do Sul também trouxeram público.
Para o reitor Leandro Vanalli, o evento é um grande momento em que a UEM se apresenta para os jovens. Ele comenta: “receber em torno de 10 mil estudantes de Maringá e região é um privilégio para a nossa universidade. Aqui, eles passam a ter um contato mais próximo dos 70 cursos oferecidos e adquirem uma experiência que pode definir o seu futuro profissional”.
A vice-reitora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho, marcou presença na Mostra e conferiu alguns estandes. Segundo ela, essa abertura para a comunidade externa é fundamental. “É um momento de muita confluência, de muita confraternização e alegria e também de mostrar a nossa universidade para aquele estudante que quer ingressar no ensino superior de qualidade, gratuito e de excelência”, declarou.
Estudantes de lá e de cá
O graduando de Ciência da Computação, João Paulo Moraes de Macedo, de 19 anos, está participando como expositor pelo segundo ano consecutivo. Para ele, é empolgante esclarecer as dúvidas e incentivar as pessoas a ingressarem no curso: “se você gosta de tecnologia, venha para o curso de Ciência da Computação. Nós temos oportunidades de trabalhar em diversos setores e nos especializar na área em que mais nos identificamos”.
No estande, os visitantes podem tirar dúvidas e conferir protótipos desenvolvidos em disciplinas e projetos do curso. Depois de circular por todo o local, a estudante do segundo ano do ensino médio do Colégio Estadual de Paiçandu, Micaelly Vitória Leibante, de 16 anos, já começa a elencar os estandes que mais a atraíram e qual profissão pretende seguir.
A estudante, que pretende cursar UEM, já visitou o Mudi, mas considera a experiência da Mostra ainda mais interessante. “Eu particularmente não entendo muito sobre as profissões, o que cada área faz. E assim dá para conhecer mais, se aprofundar, saber a diferença entre arquitetura e engenharia civil, por exemplo, é bem legal, fiquei bem animada. Se fosse para elencar minhas preferências de cursos, eu escolheria Psicologia, Biologia, Direito, Biomedicina e Bioquímica. Ainda tenho um tempinho para pensar, então posso decidir com mais certeza até ano que vem”, afirmou.
Nesta quinta-feira (13), a Mostra segue das 8 às 17 horas. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo e-mail sec-deg@uem.br ou pelo telefone (44) 3011-5816. Outras informações estão disponíveis no site da 19ª Mostra de Profissões. Saiba mais sobre os cursos de graduação ofertados pela UEM neste link.
(Mônica Chagas/Comunicação UEM)