Offline
MENU

Lançamento do Observatório Inteligente das Cidades chega à UEM dia 25
Por Administrador
Publicado em 16/11/2025 11:21
Notícias de Maringá

O Paraná deu início à implantação do Observatório Inteligente das Cidades, iniciativa inédita no Brasil desenvolvida em parceria com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat). A Universidade Estadual de Maringá (UEM) será um dos núcleos regionais do projeto, com lançamento marcado para 25 de novembro, às 9h, no auditório da PEN, bloco B33. 

A criação do observatório marca um avanço estratégico na modernização da gestão pública e na promoção do desenvolvimento urbano sustentável. A proposta é integrar dados, tecnologia e pesquisa para apoiar prefeitos e equipes técnicas na tomada de decisões, principalmente em áreas como planejamento territorial, mobilidade, habitação, resiliência climática e resposta a emergências. 

A Carta de Parceria foi assinada no dia 30, em Nova York, na sede das Nações Unidas, com a participação do secretário estadual das Cidades, Guto Silva, e do diretor do Escritório de Nova York da ONU-Habitat, André Dzikus. A Superintendência-Geral de Desenvolvimento Econômico e Social também participou da construção do acordo, representada no ato pelo coordenador-geral Luís Paulo Mascarenhas. 

O documento estabelece as bases para cooperações técnicas e institucionaliza o compromisso do Paraná com a Agenda 2030 e a Nova Agenda Urbana. 

A iniciativa reúne as universidades estaduais, a Secretaria das Cidades (Secid), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e a Secretaria de Estado do Planejamento. Cada instituição de ensino sediará uma unidade do observatório, enquanto o escritório central ficará em Curitiba.

A UEM atuará como polo regional para coleta, análise, produção e interpretação de dados territoriais, conectando pesquisadores, gestores municipais e equipes técnicas das cidades da região Norte e Noroeste do Estado. Também será responsável por apoiar diagnósticos, capacitações e ações integradas com governos locais.

O reitor Leandro Vanalli ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento sustentável da região: "Este projeto vai dinamizar o crescimento das cidades da região noroeste do Paraná, pois visa identificar e potencializar o que cada cidade pode desenvolver. E, somado a outras iniciativas de outras cidades, transformar a nossa região de maneira sustentável. Para a UEM, é um privilégio fazer parte desse projeto, pois unindo o reconhecido ensino, pesquisa e extensão de excelência da UEM, iremos contribuir como protagonistas dessa nova fase das cidades do Paraná.".

O lançamento estadual inclui um road show que percorrerá todas as universidades estaduais ao longo de novembro, com o objetivo de conectar pesquisadores, gestores públicos e profissionais envolvidos na formulação de políticas urbanas. 

Além de fomentar cidades mais eficientes e inclusivas, o Observatório Inteligente das Cidades terá papel essencial na preparação para eventos climáticos extremos, como enchentes e deslizamentos, ampliando a capacidade de resposta das administrações municipais. 

Com a cooperação entre o governo estadual, a ONU-Habitat, as universidades e instituições como o Ipardes, o Paraná dá mais um passo para se tornar hub de excelência da Coalizão Local 2030 da ONU. 

(Adriana Cardoso/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!