Offline
MENU

Turismo Nacional vara madrugada e coroa campeões Sprint após decisão emocionante com viradas em Cuiabá
Por Administrador
Publicado em 16/11/2025 13:35
Automobilismo

A Turismo Nacional vivenciou uma jornada histórica nos últimos dias. A competição que engloba alguns dos carros mais vendidos do Brasil seguiu ao lado da BRB Stock Car e do TCR South America/TCR Brasil Banco BRB para inaugurar o Autódromo Internacional de Mato Grosso, localizado na capital, Cuiabá, e nascido para ser uma referência em termos de excelência e estrutura no automobilismo brasileiro e mundial. Depois da realização de duas provas na última sexta-feira, o sábado (15) teve pela frente mais quatro provas e determinaram os novos campeões Sprint (certame de corridas curtas): João Cardoso (Auto Racing) confirmou o título na categoria A, enquanto Adilson Jr. (CAR Racing) faturou a taça na B e entre os rookies.

João Cardoso é um prodígio da sua geração. Vindo de família com tradição nas pistas, o gaúcho nascido em Canoas tem somente 19 anos e coleciona títulos na Turismo Nacional. Na temporada passada, o jovem foi campeão Sprint e Overall na categoria B e Endurance, levando a melhor no campeonato de corridas de longa duração ao lado do cuiabano Ernani Kuhn. Com o título geral, João subiu para a categoria A neste ano e segue avançando em busca de mais.

Cardoso chegou a Cuiabá com desvantagem de 26 pontos para Alexandre Bastos, que inclusive tinha a possibilidade de ser campeão Overall A neste fim de semana. O gaúcho reagiu com boas performances, ainda que não tivesse vencido em Cuiabá, e contou com revezes do adversário para virar o jogo e assegurar a conquista do campeonato Sprint com 19 pontos de frente.

Uma das grandes novidades no grid para 2025 da TN foi Adilson Jr. Aos 30 anos, o piloto de São Caetano do Sul faz sua primeira temporada completa na categoria e logo se achou entre os protagonistas para crescer no momento certo. Em Cuiabá, Adilsinho atingiu o ápice da sua performance ao conquistar cinco das seis vitórias em disputa para virar o jogo contra Augusto Sangalli, que veio ao Mato Grosso como líder dos campeonatos Overall e Sprint, certame do qual Adilson foi consagrado campeão no início desta madrugada de domingo com 59 tentos de frente para Sangalli, aproveitando muito bem a pontuação dobrada nesta última etapa Sprint de 2025.

Nino na A; Adilson na B — Com o propósito de garantir a disputa da etapa na sua integridade, a Vicar alocou as corridas 3 e 4, adiadas na programação da última sexta-feira, para pouco depois de meio-dia deste sábado, diante de forte calor em Cuiabá.

A inversão do grid em relação ao top-10 da corrida 2, na última sexta-feira, posicionou Daniel Nino na ponta do grid para a abertura de uma longa jornada de sábado, com Lutianne Soares em segundo e Pablo Alves em terceiro. Na B, quem largou na frente foi José Neto, seguido por Neto Datti e Victor Manzini.

As primeiras voltas foram em alta intensidade, com forte ritmo dos pilotos. Até que a direção de prova teve de intervir com safety-car em razão de um princípio de incêndio no carro pilotado por Rogério Santos Neto, que saiu sem problemas do veículo.

Com bandeira verde, João Cardoso encaixou grande ultrapassagem para deixar Alberto Cattucci e Xande Bastos para assumir a segunda posição. Mas a prova voltou a ver a bandeira amarela tremular após incidente com Edinardo Filho e Vasco Pedro, que ficou na barreira de proteção. Foi neste cenário que a prova foi concluída: vitória de Daniel Nino, com João Cardoso e Pablo Alves fechando o top-3 na categoria A. Na B, o triunfo terminou, pela terceira vez seguida, nas mãos de Adilson Jr., seguido por Guilherme Alves e José Neto.

A ordem da última chegada definiu o alinhamento da quarta prova da etapa cuiabana. Enquanto Nino manteve a liderança, seguido por Pablo Alves, a luta direta pelo título tinha grande duelo entre João Cardoso e Xande Bastos. A disputa durou praticamente toda a prova.

Pablito chegou a pressionar Nino, mas escapou e perdeu posições importantes. Com o líder consolidado, Xande e Cardoso travaram uma luta que trouxe outro ‘player’: Alberto Cattucci.

No fim das contas, Nino assegurou mais um triunfo na temporada, com João Cardoso em segundo e Cattucci em terceiro. Xande Bastos foi o quarto e Eduardo Fuentes fechou o top-5. Adilson Jr. manteve 100% de aproveitamento na B com o primeiro lugar, à frente de Guilherme Alves e Ale Xavier. Luiz Veras foi o quarto e José Neto concluiu em quinto.

Chuva oferece desafio — A forte chuva deu as caras novamente na tarde deste sábado e voltou a impactar a programação para o sábado de velocidade no Autódromo Internacional do Mato Grosso. A Turismo Nacional regressou à pista para a Corrida 5 com o asfalto bastante molhado e sob iluminação artificial diante dos 128 postes metálicos e mais de 700 refletores.

Os pilotos da TN encararam o desafio sob chuva intensa. Murilo Fiore largou da quinta colocação, conseguiu superar as condições adversas e também conquistou posições importantes na pista para garantir sua terceira vitória no fim de semana. Xande Bastos se recuperou e marcou pontos importantes com o segundo lugar e Wanderson Freitas foi o terceiro. Dupla de Rogério Santos Neto, o jovem Enzo Falquete terminou em quarto e Gabriel Moura, na volta final, conquistou o quinto posto.

Quem também obteve resultado alentador para o campeonato foi Augusto Sangalli, que venceu na B e ganhou um respiro na sua luta pelo título. Adilson Jr. desta vez ficou em segundo, à frente de Nico Dall’Agnol, Guilherme Alves e Pietro Nalesso.

Cuiabá: terra de campeões — A última missão da passagem por terras mato-grossenses varou o início da madrugada de domingo e entregou drama, suspense e muita emoção no desfecho do campeonato Sprint da Turismo Nacional 2025. Em corrida espetacular, João Cardoso e Xande Bastos duelaram em busca do título de corridas curtas, que acabou ficando nas mãos do jovem gaúcho de 19 anos, que superou o catarinense por apenas 0s464 na linha de chegada. A vitória ficou com outro nome tradicional das pistas do Rio Grande do Sul: Luiz Sena Jr., enquanto Xande Bastos foi o terceiro, seguido de perto por Gabriel Moura e Pablo Alves.

Adilson Jr. coroou um fim de semana quase perfeito e conquistou não apenas sua quinta vitória em seis corridas, mas virou o jogo contra Augusto Sangalli para sair de Cuiabá com o título Sprint na categoria B. A prova foi muito pegada também no pelotão da porta de entrada para a Turismo Nacional e teve final eletrizante. Em boa fase depois da vitória em Campo Grande, Victor Manzini terminou em segundo, garantindo assim mais um troféu para casa. O brasiliense Luiz Veras foi o terceiro, enquanto Sangallli concluiu a corrida em quarto, logo à frente do luso-brasileiro Vasco Pedro.

O desafio final — Depois das muitas emoções em Cuiabá e do desfecho do campeonato Sprint, a Turismo Nacional terá pela frente sua última decisão na temporada 2025. Em pouco menos de um mês, no fim de semana de 13 e 14 de dezembro, o Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, vai desfrutar de toda a emoção proporcionada pela categoria que resgata o ‘automobilismo raiz’.

A disputa pelo título Overall A — que permitirá ao piloto a opção entre trilhar o caminho do automobilismo internacional com o TCR ou então seguir rumo à BRB Stock Car, tendo como caminho a Stock Light — tem Xande Bastos e João Cardoso lutando diretamente pelo título. A vantagem na tabela é do catarinense, que tem 571 pontos, contra 544 de Joãozinho. Somente os dois têm chances de buscar a taça.

O campeonato geral na categoria B tem novo líder. Com incrível aproveitamento em Cuiabá, o piloto da CAR Racing não apenas subiu para a liderança, mas também abriu vantagem perante Augusto Sangalli: somente 27 tentos separam os dois postulantes ao título. E entre os “rookies”, Adilsinho lidera com 528, 26 de frente para Luiz Veras. Nico Dall’Agnol ainda tem chances matemáticas e soma 84 tentos, 44 a menos que Adilson.

O desfecho da temporada 2025 terá 47 pontos em jogo na etapa Endurance de Interlagos, onde serão coroados os campeões das corridas de longa duração e também do campeonato Overall nas respectivas categorias A, B e “Rookie” no ‘templo do automobilismo brasileiro’.

Classificação do campeonato Sprint após seis etapas
Categoria A (top-10)

1º João Cardoso, 544 pontos (campeão)
2º Alexandre Bastos, 525
3º Murilo Fiore, 470
4º Gabriel Moura, 452
5º Alberto Cattucci, 450
6º Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, 404
7º Guilherme Sirtoli, 398
8º Pablo Alves, 371
9º Luiz Sena Jr., 340
10º Lutianne Soares, 327

Categoria B (top-10)
1º Adilson Jr., 541 pontos (campeão)
2º Augusto Sangalli, 482
3º Luiz Veras, 442
4º Nico Dall’Agnol, 434
5º Pietro Nalesso, 395
6º Ale Xavier, 371
7º Vasco Pedro, 320
8º Diego Lozov, 307
9º Caio Cunha/Domenico Largura, 294
10º Guilherme Alves, 285

Campeonato Overall
Categoria A (top-10)

1º Alexandre Bastos, 571 pontos
2º João Cardoso, 544
3º Murilo Fiore, 499
4º Alberto Cattucci, 479
5º Gabriel Moura, 414
6º Eduardo Fuentes/Wanderson Freitas, 415
7º Guilherme Sirtoli, 399
8º Pablo Alves, 369
9º Luiz Sena Jr., 352
10º Lutianne Soares, 326

Categoria B (top-10)
1º Adilson Jr., 545 pontos
2º Augusto Sangalli, 518
3º Luiz Veras, 466
4º Nico Dall’Agnol, 431
5º Pietro Nalesso, 405
6º Ale Xavier, 373
7º Vasco Pedro, 346
8º Diego Lozov, 323
9º Caio Cunha/Domenico Largura, 295
10º José Neto, 261

Categoria Rookie B (top-10)
1º Adilson Jr., 528 pontos

2º Luiz Veras, 502
3º Nico Dall’Agnol, 484
4º Pietro Nalesso, 459
5º Ale Xavier, 393
6º Vasco Pedro, 377
7º Neto Datti, 309
8º Paulo Fernando, 292
9º Diego Lozov, 263
10º Renata Camargo, 254

Calendário da temporada 2025
8ª etapa:
 14 de dezembro, Interlagos (SP) - Endurance 

(Texto: Assessoria. Foto: Marcelo Machado de Melo/Vicar)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!