A Universidade Estadual de Maringá (UEM) promove, até quinta-feira (27/11), a 19ª Semana Afro-Brasileira que este ano traz o tema “Da Origem da Vida às Tecnologias do Amanhã: O Legado Negro na Construção do Mundo”. A programação acontece no Auditório do Bloco E90 e em outros espaços da universidade, com atividades presenciais e online.
A solenidade de abertura, na segunda-feira (24/11), contou com a palestra da professora doutora Sonia Guimarães, primeira mulher negra doutora em Física no Brasil e docente do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). A abertura também contou com apresentação cultural da cantora Jocimara Barros.
Ao longo dos quatro dias, o público poderá participar de mesas-redondas, oficinas, minicursos, atividades culturais e um cine-debate, todos pensados para ampliar perspectivas sobre identidade, ancestralidade, inovação e resistência negra. As atividades incluem oficinas de escrita e de histórias em quadrinhos, discussões sobre educação antirracista, diálogos com estudantes africanos, além de mesas que conectam tradição Yorùbá e ciência contemporânea.
A programação completa reúne especialistas, artistas, pesquisadores e representantes da comunidade acadêmica, reforçando o compromisso da UEM com ações de promoção da igualdade racial e valorização da diversidade. A organização é do Núcleo de Estudos Interdisciplinar Afro-Brasileiro.
Programação
25/11 – Terça-feira
14h30 – Oficina “Códigos Poéticos”, com Eduarda Beltramin (Bloco 04, Sala 07 – NEIAB)
14h30 – Minicurso “Educação Antirracista”, com Marivânia Araújo (Online)
19h30 – Mesa “Ajustamento Intercultural dos Estudantes Africanos” (Auditório E90)
21h00 – Mesa “O Futuro é Ancestral: Tradição Yorùbá e Inovação Científica” (Auditório E90)
26/11 – Quarta-feira
14h30 – Minicurso “História em Quadrinhos e Resistência Negra”, com Paulo Silvestre (NEIAB)
14h30 – Oficina “Infâncias Encantadas”, com Roriê Gimenes (CAP/UEM)
14h30 – Tertúlias “Diálogos Extensionistas” (Online)
19h30 – Cine-debate do filme Não! Não Olhe! (Sala Cine UEM)
27/11 – Quinta-feira
19h30 – Mesa “Alteridade e Produção de Conhecimento Científico”, com Maylla Chaveiro, Tayná Wienne Adorno Tomás e Sara de Jesus Araújo (Auditório E90)
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)