Offline
MENU

Grêmio bate o Palmeiras pelo Brasileirão
Por Administrador
Publicado em 26/11/2025 06:53
Futebol - Campeonato Brasileiro

Foi na força, com o apoio da torcida que cantou os 90 minutos, que o Grêmio virou e conquistou os três pontos diante do Palmeiras, pela 35ª rodada do Brasileirão. Com gols de Amuzu, Carlos Vinícius e William, o Tricolor superou a equipe paulista, na Arena, por 3 a 2 e chegou aos 46 pontos na tabela de classificação.

Logo no primeiro movimento ofensivo, o Grêmio buscou o ataque em lançamento pela direita com Pavón, mas a bola ficou longa e Marcelo Lomba saiu da meta. Na hora dele dar o chutão para frente, a bola bateu no atacante gremista e no goleiro antes de sair em escanteio. Na cobrança, a defesa do Palmeira afastou o perigo.

O Palmeiras respondeu em dois lances aos quatro e cinco minutos. Felipe Anderson tentou mas Wagner Leonardo desviou em escanteio. Após a cobrança, Benedetti testou por cima do gol. Aos oito, novo ataque da equipe paulista e Jefté bateu cruzado, direto pela linha de fundo. Tiago Volpi saltou para acompanhar e tirou o ângulo do chute do lateral-esquerdo do Palmeiras.

O Tricolor voltou a armar dois contra-ataque consecutivos na casa dos onze minutos, porém, não conseguiu encaixar o último passe, impedindo a conclusão ao gol. Aos 16 minutos de jogo, a primeira finalização a gol por parte do Grêmio. Em jogada pela direita, Pavón cruzou rasteiro no primeiro poste e Edenílson chutou de primeira para defesa de Marcelo Lomba.

Pela esquerda de ataque, aos 23 minutos, o Palmeiras abriu o placar após cruzamento de Sosa e cabeceio de Facundo Torres. O Grêmio voltou a atacar aos 30 minutos. Marcos Rocha cobrou falta para área e Carlos Vinícius cabeceou à esquerda da meta. Já aos 32, após dividida ganha pela direita e na troca de passes até o lado esquerdo, Marlon recebeu e chutou, mas o defensor da equipe paulista desviou de carrinho. Na cobrança, a defesa afastou parcialmente e Marcos Rocha pegou de primeira, de fora da área, e Marcelo Lomba defendeu.

Aos 34 minutos, após jogada iniciada por Arthur no campo de defesa, a bola chegou até Carlos Vinícius, que ganhou do primeiro marcador e chutou da entrada da área, mas a finalização saiu mascada após bloqueio do defensor.

O Tricolor voltou a levar perigo aos 41 minutos, com Dodi. O volante gremista recebeu a bola após cobrança de lateral e arriscou de muito longe. A bola tinha o endereço do gol, mas Marcelo Lomba se esticou para defender. Aos 45 minutos, Amuzu recebeu aberto pela esquerda, cortou para o centrou e arriscou de fora da área. A bola desviou e saiu em escanteio. Na cobrança, Marcelo Lomba saiu errado e afastou a bola parcialmente. Pavón emendou e carimbou o defensor adversário.

A pressão gremista nos últimos minutos do primeiro tempo, finalmente surtiu efeito aos 47. Após cobrança de lateral para a área de Marcos Rocha, Wagner Leonardo desviou de cabeça e Amuzu pegou de primeira para estufar a rede e empatar o jogo no último lance da etapa inicial: 1 a 1.

Para o segundo tempo, o técnico Mano Menezes promoveu as entradas de Alysson e William, que retornou a campo depois de dois meses de recuperação de uma lesão. Saíram Pavón e Edenílson

Os 45 minutos finais começaram com bastante movimentação de ambas as equipes, mas era o Grêmio que conseguia chegar mais ao ataque adversário, porém, encontrava dificuldades impostas pela defesa do Palmeiras para converter em chances de perigo. Aos 10 minutos, Alysson arriscou de fora da área, mas o chutou saiu mascado e Lomba fez a defesa.

Aos 12 minutos, Marcos Rocha cruzou rasteiro e Carlos Vinícius ficou com a bola, mas no domínio, o centroavante gremista acabou pressionado por dois defensores do Palmeiras. Podendo escolher em qual chegada dar o pênalti, o juiz mandou seguir o lance no momento. Porém, foi ao VAR para revisão do lance e marcou a penalidade máxima para o Imortal.

Carlos Vinícius assumiu a responsabilidade, colocou a bola na marca da cal e deslocou o goleiro adversário para, com muita categoria, chapar no canto direito e virar o jogo para o Grêmio aos 15 minutos.

Três minutos depois, Amuzu recebeu na área de Carlos Vinícius, dominou e chutou no canto, mas Marcelo Lomba fez a defesa. Já aos 21 minutos, Arthur fez boa jogada e encontrou Alysson em profundidade pela direita. Ele lançou o atacante gremista, que ganhou do marcador na velocidade e invadiu a área. Ele chutou e Marcelo Lomba fez a defesa.

O Palmeiras chegou ao ataque aos 22 minutos, mas Tiago Volpi fez a defesa tranquila na finalização de Emiliano Martínez. Já aos 25, Facundo Torres recebeu na entrada da área e mandou muito alto ao chutar de primeira.

Com a partida entrando nos últimos 15 minutos, o técnico Mano Menezes promoveu mais duas mudanças no time. Saíram Amuzu e Dodi para as entradas de Cristaldo e Cuéllar.

Aos 34 minutos, uma grande jogada coletiva do Grêmio. Marlon recebeu lançamento, tocou Cristaldo e passou para William. Ele segurou a posse de bola, girou e serviu Arthur. O meio-campista tomou a frente no lance e foi derrubado na área. Desta vez, o árbitro marcou a penalidade no campo e foi ao VAR para confirmar a expulsão de Giay.

Aos 39 minutos, com toda a categoria e frieza, William partiu para a cobrança, deslocou Marcelo Lomba, que se atirou para esquerda e o camisa 88 chapou na direita: Grêmio 3 a 1 e o primeiro gol de William com a camisa tricolor.

O Grêmio seguia superior e quase marcou o quarto gol aos 41 minutos. William recebeu em profundidade pela esquerda e passou para Carlos Vinícius, que chutou de primeira, mas a bola desviou no defensor e saiu em escanteio.

Na última substituição do jogo, Mano Menezes mexeu na lateral-direita: João Lucas entrou no lugar de Marcos Rocha.

Nos acréscimos de jogo, o Palmeiras descontou aos 47 minutos em cabeceio de Benedetti.

Com a vitória gremista, o Tricolor deu um salto na tabela e chegou à 9ª colocação com 46 pontos, mas ainda espera o encerramento da rodada da confirmar a posição final nas últimas partidas do Brasileirão. O próximo compromisso do Grêmio será contra o Fluminense, na Arena, no dia 2 de dezembro, às 21h30.

(Texto: Grêmio Oficial. Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!