A Seleção Brasileira está perto de seu próximo desafio: um amistoso com a Noruega. A partida nesta sexta-feira (28), às 15h (de Brasília), no Estádio Municipal de La Linea, na Espanha. Este não é o primeiro encontro entre as equipes, que já se enfrentaram nove vezes. Confira o retrospecto:
O Brasil tem cinco vitórias, dois empates e duas derrotas no histórico de confrontos com a Noruega. Além disso, a Amarelinha marcou 18 vezes e sofreu dez gols.
A última vez que a Seleção Brasileira entrou em campo para enfrentar as norueguesas foi no dia 7 de outubro de 2022, em Oslo, na Noruega. Na ocasião, o Brasil venceu por 4 a 1. Vale destacar que dois gols foram marcados pela atacante Bia Zaneratto, que foi convocada pelo técnico Arthur Elias para esta última Data FIFA de 2025.
A Noruega não vence o Brasil há 29 anos (ou 5 jogos). A última vitória norueguesa aconteceu no dia primeiro de agosto de 1996, por 2 a 0. As equipes também já se encontraram em grandes competições, como Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.
O Brasil é o único país da América do Sul que a Noruega já enfrentou em toda a sua história no futebol feminino e o primeiro jogo entre as equipes aconteceu há 37 anos, em um torneio Internacional da FIFA, disputado na China em 1988. Na oportunidade, a Amarelinha venceu por 2 a 1, em partida válida pelo Grupo B.
Este torneio de 1988 é considerado pela FIFA o embrião da Copa do Mundo feminina. Disputado na China em junho de 1988 por 16 equipes, a competição foi vencida pela própria Noruega, que eliminou o Brasil na semifinal.
(Texto: CBF Oficial. Foto: Lívia Villas Boas/CBF)