Offline
MENU

Prefeitura de Maringá realiza ação no ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’ com ampliação de testagens e atendimentos no CTA nesta segunda, 1º
Por Administrador
Publicado em 28/11/2025 09:10
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Saúde e do Programa Municipal do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), realiza nesta segunda-feira, 1º de dezembro, ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’, mobilização no CTA, na Rua Tabaetê, 396. Neste dia, será ampliado o horário para testagem rápida e serão fortalecidas ações de prevenção e oferecimento de atendimento médico dedicado à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e outras estratégias de prevenção combinada.

 

O secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, destaca que Maringá se tornou referência no cuidado e na prevenção do HIV. “Hoje somos a cidade do interior do Paraná que mais distribui PrEP mensalmente. Só perdemos para a capital, com 1.700 usuários que já iniciaram o tratamento desde 2019. Em dezembro, a Secretaria de Saúde irá a Brasília para receber a recertificação de eliminação da transmissão vertical do HIV. O último caso de criança nascida com HIV em Maringá ocorreu em 2017”, afirma.

 

Durante o ‘Dia Mundial de Luta Contra a Aids’, o CTA estenderá o horário de funcionamento até as 20h, com oferta de testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e hepatite C. A agenda médica também será ampliada, com dois médicos atendendo simultaneamente após as 17h30 para consultas presenciais relacionadas à PrEP e demais formas de prevenção. Os agendamentos devem ser feitos presencialmente no próprio CTA.

 

Além do CTA, as 35 Unidades Básicas de Saúde do município oferecem testagem rápida ao longo de todo o ano, reforçando o diagnóstico precoce e o acompanhamento contínuo. O município oferece tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), consolidando-se como referência regional no atendimento às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

 

Dezembro Vermelho - A ação faz parte da campanha ‘Dezembro Vermelho’, que intensifica iniciativas de conscientização, com foco na prevenção, no acesso à informação e na ampliação do diagnóstico. Entre as estratégias de maior impacto está a PrEP, que é um método preventivo indicado para pessoas em situação de vulnerabilidade ao HIV. A profilaxia consiste no uso de comprimidos antes da relação sexual, garantindo proteção em casos de possível exposição ao vírus.

 

A PrEP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o vírus HIV. Para iniciar o uso da PrEP ou buscar outras orientações, basta procurar atendimento no CTA. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!