Offline
MENU

UEM envia donativos a vítimas de tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Por Administrador
Publicado em 02/12/2025 22:01
Notícias do Paraná

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) enviou, na manhã desta terça-feira (2), donativos recolhidos pela instituição a vítimas de Rio Bonito do Iguaçu, cidade destruída por um tornado em novembro.

O reitor Leandro Vanalli, idealizador da ação, comentou sobre a iniciativa solidária, que encheu um caminhão com doações.

"Tão logo vivenciamos a catástrofe ocorrida em Rio Bonito do Iguaçu, nosso governador mobilizou todas as universidades estaduais para que se empenhassem e prestassem ajuda no que fosse possível à população daquela cidade. Idealizamos uma ação junto à nossa comunidade acadêmica, que prontamente respondeu com doações diversas. Com isso, estamos encaminhando algo em torno de três toneladas de donativos para o município. Quero agradecer a todos os envolvidos da nossa UEM, que não mediram esforços nesta ação que foi além de doações, envolvendo dedicação de tempo, carinho e acolhimento, disse Vanalli. 

A campanha solidária arrecadou, majoritariamente, alimentos, água, e roupas, tendo alunos como maiores doadores, a partir de contribuições que se concentraram na Biblioteca Central (BCE), um de dois pontos de coleta de donativos disponíveis durante a ação – o outro foi o Restaurante Universitário (RU). A arrecadação ficou a cargo da Diretoria de Assuntos Comunitários (DCT)

A catástrofe

Na noite de 7 de novembro, um tornado de categoria F4 – com ventos estimados entre 332 km/h e 418 km/h – atingiu Rio Bonito do Iguaçu, destruindo 90% da cidade de 14 mil habitantes.

De acordo com a Defesa Civil, seis pessoas morreram e cerca de 1,5 mil moradias foram danificadas, com mais de 11 mil pessoas afetadas e cerca de 1,1 mil desabrigadas ou desalojadas. 

(Fábio Candido/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!