A Câmara de Maringá, sempre dedicada ao fortalecimento de políticas públicas e à valorização da comunidade, segue ampliando suas iniciativas voltadas aos diferentes segmentos da sociedade. Na terça-feira (02), a Comissão Extraordinária da Juventude se reuniu e aprovou a criação do Título de Honra ao Mérito Guardião do Futuro, uma nova homenagem que passa a integrar o conjunto de reconhecimentos oficiais do Legislativo maringaense.
A ideia do vereador Luiz Neto (Agir) estabelece que a homenagem será concedida, anualmente, as pessoas físicas, pessoas jurídicas ou instituições que tenham se destacado por relevantes ações em prol da juventude maringaense. Após aprovação inicial, a proposta seguirá para análise das Comissões Permanentes da Casa.
A concessão do Título dependerá de proposta subscrita por, no mínimo, 1/3 (um terço), da composição legislativa, dirigida à Mesa Executiva, acompanhada de exposição circunstanciada dos motivos que justificam a homenagem.
A entrega do título ocorrerá em sessão solene específica, a ser realizada, preferencialmente, no mês de agosto, em alusão ao Dia Internacional da Juventude, celebrado em 12 de agosto.
O Título, impresso tipograficamente, conterá:
I – o Brasão do Município de Maringá;
II – a denominação “Título de Honra ao Mérito Guardião do Futuro”;
III – o nome do homenageado ou razão social da entidade;
IV –a expressão:“Em reconhecimento por suas relevantes ações em favor da juventude maringaense”;
V – a data da concessão e as assinaturas do Presidente da Casa, do 1º Secretário e do vereador autor da proposta.
Cada vereador poderá propor apenas um título por sessão legislativa, respeitando o limite máximo de 15 homenageados, quando se tratar de grupos ou entidades.
O reconhecimento será destinado a quem tiver promovido, de forma significativa:
I – o acesso de jovens à educação, cultura, ciência, tecnologia, esporte ou qualificação profissional;
II – o protagonismo juvenil, liderança comunitária e participação cidadã;
III – ações voltadas à inclusão social, empregabilidade, saúde mental e bem-estar de adolescentes e jovens.
Os homenageados também poderão receber brasões do Município e/ou medalhas simbólicas, conforme regulamentação posterior.
Com mais esta iniciativa, a Câmara de Maringá reafirma seu papel como instituição comprometida com o desenvolvimento da cidade e com o incentivo às ações que transformam a vida da juventude.
(Fonte: Comunicação PMM)