Luigi Vanzella começou com pódio a sua participação em duas provas do Brasileiro de Triathlon de Alto Rendimento, uma Sprint e outra Standard, no encerramento da temporada 2025. No domingo (30), o triatleta paulista foi vice-campeão da etapa Sprint (750m de natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida), na orla da praia de Itaparica, em Vila Velha, no Espírito Santo.
Já neste domingo (7), Luigi estará em Holambra, no interior de São Paulo, para a etapa Standard (1.500m de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida), em busca da vitória na última prova do ano.
“Fiquei feliz em garantir o vice-campeonato, mas também um pouco frustrado de não ter conseguido colocar minha estratégia em prática. Acho que teria conquistado o primeiro lugar dessa vez”, afirmou Luigi, que conta com o apoio principal do SESI-SP, além de Hydy, Scatt Bikes e Roda Chopp.
“Na natação meu plano era conseguir formar uma fuga, mas acabei entrando mal no mar e fiquei um pouco pra trás. Fiz uma transição muito boa e encostei no primeiro grupo, mas não tinha mais como fazer a fuga. Na bike, tentei me poupar o máximo possível para correr. Deu certo, porque nos primeiros 3 quilômetros estava muito bem na corrida, mas no final acabei sentindo, muito por causa do calor absurdo que estava lá. Também tive um problema intestinal no dia da prova e não consegui tomar todo o suplemento necessário. Faltou energia no final”, explicou o triatleta.
“Mas, nesse domingo tem mais uma prova, então já sei o que fazer para que isso não aconteça de novo”, completou.
Treinos, provas e estudo – Luigi é considerado uma das revelações do esporte. O triatleta mora em São Carlos, no interior paulista, onde treina e cursa Análise de Desenvolvimento de Sistema (ADS), no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). Começou no triatlo em 2020 e, desde 2021, é integrante da equipe de triathlon de alto rendimento do SESI. Em 2024, iniciou sua participação em competições internacionais.
(Texto: Assessoria. Foto: Divulgação)