A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, e a Comissão Geral Eleitoral divulgaram o resultado preliminar da consulta pública dos diretores dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e escolas municipais (confira em anexo o resultado preliminar). A comunidade escolar escolheu os novos representantes das unidades escolares para o biênio 2026-2027 na quarta-feira, 3.
Participaram da consulta pública todos os servidores lotados nas unidades, pais ou responsáveis legais pelos alunos e alunos com 16 ou mais. No total, 119 candidatos participaram do processo democrático Conforme decreto nº 1.460/2025, o resultado é preliminar. Até esta sexta-feira, 5, os interessados podem apresentar recursos. O resultado final será publicado no Diário Oficial até 8 de dezembro.
“Tivemos um processo eleitoral tranquilo. A consulta pública, que é uma exigência prevista na lei do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), também é um momento importante de participação das famílias e servidores na construção democrática do ambiente escolar”, afirmou a secretária de Educação, Adriana Palmieri. Ela também ressaltou o trabalho desenvolvido pela Comissão Geral Eleitoral, formada por representantes da Prefeitura de Maringá, Câmara de Vereadores, servidores do magistério, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá (Sismmar) e do Conselho Municipal de Educação, que acompanhou todo o processo de consulta pública.
Em algumas unidades escolares, não houve candidato apto e/ou inscrito para participação na consulta pública. Nestes locais, conforme a lei municipal, o diretor será nomeado por ato do Executivo, respeitados os requisitos formais de elegibilidade, até a realização de nova eleição. Em 12 unidades, o quórum de votantes, o que representa participação de, no mínimo, 50% mais um dos aptos a votar, não foi atingido. Neste caso, a urna foi lacrada e entregue para a comissão eleitoral interna. Nestas unidades, o diretor também será nomeado por ato do Executivo.
(Fonte: Comunicação PMM)