O Atletismo Brasil confirmou, por meio da Nota Oficial 258/2025 e da Portaria 09/2025 (2/12/2025), ambas publicadas no Portal da Transparência (www.cbat.org.br), que a nova Federação Piauiense de Atletismo (FPI) passa a integra o sistema federativo como a única entidade legitimamente responsável pela gestão, organização e administração da modalidade no Estado do Piauí.
A missão de presidir a nova federação coube a uma mulher: Maria da Paz Pereira dos Santos é a gestora da FPI. Ela já esteve presente no Campeonato Brasileiro Sub-16 realizado em João Pessoa, Paraíba, fechando o calendário de Brasileiros.
O Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) aprovou, por unanimidade (20/11) e após consulta à Assembleia Geral (25/11) a filiação da FPI, a nova Federação Piauiense de Atletismo.
Segundo Maria da Paz a filiação motiva toda a equipe da nova administração da Federação, os treinadores e atletas. "A Federação Piauiense recebe com muita alegria a filiação a CBAt. O atletismo do Piauí passou mais de três anos sem os serviços e o suporte de uma federação ativa no Estado. Nossa expectativa é reconstruir e fortalecer a estrutura do atletismo piauiense, ampliando ações, formação de árbitros e treinadores, qualificando para a organização de competições e criando oportunidades para os nossos atletas", afirmou Maria da Paz.
"Acreditamos que com o apoio técnico e institucional da CBAt, o Piauí poderá alcançar de forma mais sólida a possibilidade de revelar novos talentos. Passamos um tempo sem apoio, perdemos alguns atletas e vamos reconstruir isso", completou.
PORTARIA 09/2025
As Loterias Caixa e a Caixa são patrocinadoras máster do Atletismo Brasil.
(Texto: CBAT Oficial. Foto: Divulgação)