O Atlético venceu o Vasco da Gama por 5 a 0 no último jogo da temporada 2025! A goleada veio no domingo, 7 de dezembro, na Arena MRV, com gols de Junior Alonso, Hulk (bomba de falta), Dudu (duas vezes) e um gol contra do lateral Vitor Luis. É a maior goleada do Galo na história do duelo com o Vasco, superando os 5 a 1 do Brasileiro de 1996.
Com esse resultado, o Galo fechou o Brasileirão em 11º lugar, com 48 pontos e vaga na Copa Sudamericana de 2026. Foi a maior goleada do Atlético na Arena MRV, bem como o placar mais elástico de Jorge Sampaoli no comando da equipe.
Além disso, o atacante Hulk fechou o ano como artilheiro do time (21 gols) e o 8º maior goleador da história do Atlético, com 135 gols marcados, empatado com Ubaldo. O atacante Tomás Cuello foi acionado no fim do jogo, marcando uma recuperação veloz da lesão no tornozelo esquerdo, sofrida em setembro.
O jogo
O duelo contra o Vasco foi de grande domínio e volume ofensivo. Logo aos 3′ de jogo, Hulk acertou o travessão em cabeçada. Na pressão, o placar foi aberto após Rony desviar chute de Igor Gomes, o goleiro fez grande defesa mas, no rebote, o Rústico foi esperto, tocou para trás, e Alonso empurrou para o gol vazio. Primeiro gol do capitão na temporada.
Cerca de 10 minutos depois, o Vasco se complicaria de vez, quando o meio-campista Hugo Moura fez uma falta dura em Dudu, atingindo com as travas o calcanhar do atacante. O VAR chamou e o árbitro aplicou o cartão vermelho direto.
Na reta final do primeiro tempo, o Atlético ampliou em um golaço de falta de Hulk. Do meio da rua, o camisa 7 chutou com violência e acertou o canto esquerdo do goleiro Buzato, sem chances de defesa! Perto dos acréscimos, o super-herói não fez o segundo gol por centímetros. Ele chutou colocado, de fora da área, e voltou a carimbar o travessão.
Logo no começo do segundo tempo, o Atlético ampliou o marcador para 3 a 0 em uma bela tabela de Dudu com Hulk, na esquerda. O camisa 92 recebeu livre na área e chutou forte, por baixo, aos 3’/2T.
O técnico Jorge Sampaoli promoveu a primeira alteração do Galo, com a saída de Rony e a entrada de Gustavo Scarpa. O quarto gol do Atlético saiu aos 23′ do 2T, com boa jogada na direita. Scarpa lançou Igor Gomes na linha de fundo, que cruzou para a chegada de Dudu, finalizando de primeira! Atlético 4 a 0 Vasco!
Então, três trocas simultâneas no Galo: Ruan, Gabriel Menino e Alexsander nas vagas de Vitor Hugo, Saravia e Bernard. O quinto gol do Atlético veio aos 29′ do 2T, quando Scarpa cruzou, a zaga tirou mal, e Arana pegou de primeira. O chute teve dois desvios – Hulk e Vitor Luis – e parou no fundo da redes. Atlético 5 a 0 Vasco!
O atacante Tomás Cuello, após 80 dias da lesão grave no tornozelo esquerdo, voltou aos gramados, fruto de um grande trabalho do DM e a dedicação do jogador. O argentino foi acionado na vaga de Dudu, e quase marcou de cabeça.
Fala, Dudu!
“Acho que o ano não foi como o torcedor e a gente queria. Foi aquém do que a torcida e a história do Galo merecem. Agora, fizemos um bom jogo hoje. Agora é descansar, curtir as férias, um ano desgastante, difícil. Descansar e pensar já em 2026, esperamos que possa chegar jogadores, formar um elenco forte para voltar a brigar por títulos”.
Agenda do Galo
O elenco profissional do Atlético entra em um período de férias de fim de ano, com o retorno aos trabalhos programado para o início de janeiro. O próximo jogo do Atlético é no dia 11 de janeiro, diante do Betim, pela estreia do Campeonato Mineiro, na Arena MRV.
(Texto: Atlético Oficial. Foto? Pedro Souza/Atlético)