Offline
MENU

Proerd celebra 25 anos em Maringá com formatura de 1,2 mil alunos da rede municipal
Por Administrador
Publicado em 08/12/2025 20:57
Notícias de Maringá

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Educação, em parceria com o Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária, realizou nesta segunda-feira, 8, a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). Ao todo, 1.290 estudantes do 5º ano de 21 escolas municipais participaram da cerimônia. O objetivo do programa é orientar crianças e adolescentes sobre a importância de se manterem longe das drogas e da violência, além de estimular a cidadania, o respeito e a resolução pacífica de conflitos. A cerimônia também celebrou os 25 anos de Proerd em Maringá e a parceria com a rede municipal de ensino. 

 

A superintendente da Secretaria de Educação, Marcela Pimentel, destacou a importância do programa e o número de estudantes formandos. “Esse projeto é maravilhoso, não ensina só sobre drogas, mas sobre cidadania e sobre as escolhas que fazemos na nossa vida. Agradeço o apoio das famílias e por possibilitarem a realização deste evento. Lembrando que, no Paraná, Maringá é a única cidade com mais de 100 mil habitantes em que toda a rede participa desse projeto. Para nós, é uma grande alegria e satisfação”, disse. 

 

A aluna Lara Mykaella Alves destacou o aprendizado em sala de aula. “Aprendi com o Proerd que nunca devemos usar drogas e também a dizer não a todos os tipos de violência”. Para a aluna Paolla Gomes da Silva, o aprendizado sobre o respeito foi fundamental. “Aprendi no Proerd que temos que ficar longe das drogas, das bebidas e do cigarro, porque isso faz muito mal. Vou levar para a vida o que o policial sempre fala: estar longe das drogas é estar longe dos perigos”, disse. 

 

Emocionado, o capitão Ricardo Veiga Araújo, responsável pela Patrulha Escolar, agradeceu pela oportunidade. “Agradeço aos pais e aos demais instrutores, mas hoje falo diferente, porque eu formei a minha primeira turma como instrutor do projeto. É uma emoção tão grande que não consigo descrever, porque o amor que cultivamos pela nossa turma é imenso”, declarou. Ele complementou: “Crianças, muito obrigado a cada um de vocês, e meu muito obrigado também a cada professor, a cada mestre que dividiu a sala conosco”, concluiu. 

 

A major Denise Marília Silva, subcomandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária e coordenadora estadual do Proerd, também destacou a importância da parceria entre a Prefeitura e a Polícia Militar ao longo de 25 anos. Ela agradeceu às famílias pelo apoio e pediu que continuem acompanhando de perto os filhos. “As crianças são joias raras e precisam da atenção e do cuidado de vocês. Esse trabalho em casa faz toda a diferença”, afirmou. Ela reforçou que o investimento na educação é fundamental para o futuro das crianças e do município. “Não esqueçam o que aprenderam com os policiais e multipliquem esse conhecimento. Vocês não vão se arrepender”, afirmou. 

 

A cerimônia contou com a presença das policiais pioneiras do Proerd em Maringá, a 2ª sargento da reserva Vânia Fernandes e a cabo da reserva Suely Muller dos Santos. “Tive o prazer e a honra de trabalhar no Proerd desde 2001, quando o programa começou em Maringá e região. Hoje, temos a oportunidade de reencontrar nossos alunos, não mais como alunos, mas como mestres, profissionais, empresários. Isso nos dá uma gratificação muito grande, porque sabemos que aquilo que eles aprenderam, a sementinha plantada, foi colhida com maturidade, trazendo uma satisfação enorme”, destacou a cabo Suely.

 

Durante as formaturas, os alunos receberam certificados de conclusão, além de participarem de dinâmicas especiais que reforçam os aprendizados em sala de aula. Um dos momentos mais aguardados foi a premiação do concurso de redação, que reconheceu os melhores textos produzidos pelos estudantes sobre o que aprenderam no programa. 

(Texto: Comunicação PMM. Foto: Rafael Macri/PMM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!