O Núcleo Maria da Penha da Universidade Estadual de Maringá (Numape/UEM) promove mais um evento dentro da campanha “16 Dias de Ativismo da ONU pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, movimento internacional que busca conscientizar a sociedade sobre os direitos humanos das mulheres e o combate à violência de gênero.
Nesta quarta-feira (10/12) vai ocorrer o encontro “Numape/UEM, presente!”, das 15h às 20h, no auditório do bloco B33. A atividade contará com palestras e momentos teórico-práticos conduzidos por integrantes do Numape e do Observatório de Violência de Gênero.
Adriana Biller, coordenadora do Numape, explica que o encontro será “um espaço de reflexão e diálogo profundo sobre os direitos humanos das mulheres e as diversas expressões da violência de gênero”. As atividades terão como eixo “a prevenção da violência, o reconhecimento de suas múltiplas formas e a responsabilidade das instituições na promoção da igualdade e da justiça de gênero”. Entre os destaques, estão as falas de profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento à violência doméstica, possibilitando o compartilhamento de experiências e estratégias de acolhimento e proteção às mulheres.
Adriana ressalta ainda o papel da universidade na formação de uma cultura de respeito e igualdade. “A UEM exerce um papel essencial na construção de uma cultura de respeito e igualdade de gênero, pois é um espaço que forma pessoas e produz conhecimento comprometido com a transformação social. O Numape contribui ativamente nesse processo ao desenvolver ações educativas, palestras e campanhas de conscientização dentro da UEM, além de atuar junto à comunidade externa com atendimentos jurídicos e psicológicos gratuitos.”
Ela acrescenta que o núcleo “também fortalece sua atuação por meio da articulação com a rede de enfrentamento à violência e da valorização do diálogo entre o saber acadêmico e as vivências concretas das mulheres, promovendo práticas preventivas e de promoção de direitos”.
A Campanha
“Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma campanha anual e internacional iniciada em 1991 pelo Instituto de Liderança Global das Mulheres. A mobilização busca engajar indivíduos e organizações em todo o mundo na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas.
Globalmente, a campanha ocorre entre 25 de novembro (Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres) e 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos). No Brasil, o período se estende de 20 de novembro a 10 de dezembro, incorporando também o Dia da Consciência Negra, o que reforça o debate sobre o enfrentamento das múltiplas formas de discriminação.
Sobre o Numape
Criado em 2016, o Numape/UEM oferece apoio jurídico e psicossocial gratuito a mulheres de baixa renda que vivenciam ou vivenciaram situações de violência doméstica, familiar ou de gênero. Vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), o núcleo é sediado no Bloco 5 da UEM e conta com profissionais e estagiárias das áreas de Direito e Psicologia.
O trabalho do Numape envolve escuta, acolhimento, orientação e encaminhamento especializado, qualificando continuamente sua equipe e fortalecendo o diálogo entre universidade e comunidade. Suas ações representam uma contribuição concreta na luta pelos direitos das mulheres e pela erradicação da violência de gênero em Maringá e região.
Serviço - “16 Dias De Ativismo: Pelo Fim Da Violência Contra As Mulheres - Numape/UEM, presente!” - quarta (10/12) Local: Auditório do Bloco B-33 – UEM - Noções de prevenção na violência contra mulheres (15h às 17h) / Direitos humanos das mulheres – sim, é preciso nomear! (18h às 20h) Evento aberto a comunidade. Inscrições neste link Será oferecido certificado de participação.
(Marcelo Bulgarelli/Comunicação UEM)