Offline
MENU

Turismo Nacional coroa campeões Overall e Endurance após desafio na chuva em Interlagos
Por Administrador
Publicado em 14/12/2025 14:38 • Atualizado 14/12/2025 14:47
Automobilismo
(Texto: Rodolpho Siqueira / Fernando Silva. Fotos: Magnus Torquato/Vicar)

A Turismo Nacional concluiu a oitava temporada da sua história na noite de sábado (13), no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, com uma desafiadora e chuvosa corrida de longa duração que representou a coroação dos novos campeões Overall e Endurance. Em uma prova que mesclou estratégia, velocidade, ação, emoção, drama e paciência em meio à forte chuva durante boa parte da disputa, a vitória ficou nas mãos da dupla formada pelos jovens talentos Gabriel Moura e Felipe Malinowski com o Hyundai HB20 da G Racing Motorsport. A corrida também determinou os novos campeões da categoria dos carros mais vendidos do Brasil, que em 2025 foi marcada por grids lotados e grandes corridas.

Sexto colocado na etapa Endurance deste sábado, Alexandre Bastos (Roger Racing) alcançou o resultado que precisava, independente da colocação do seu grande adversário no ano, o gaúcho João Cardoso, e conquistou o título Overall na categoria A.

O catarinense de 24 anos assegurou também a prioridade de escolha para trilhar o passo seguinte na carreira: Xande terá de escolher entre a Stock Light — categoria de acesso à BRB Stock Car, onde já correu seu pai, Ike Bastos, nos anos 2000 — ou então rumar para um horizonte internacional com o TCR South America Banco BRB. Vice-campeão Overall A, João Cardoso (Auto Racing), ficará com a segunda escolha visando a temporada 2026.

Xande Bastos e Eduardo Berlanda também confirmaram o segundo título de campeão Endurance, instituído pela Turismo Nacional desde o ano passado. Com 70 pontos, a dupla catarinense superou outro piloto do Estado, justamente o vencedor deste sábado em Interlagos. Bastos e Dudu Berlanda triunfaram na primeira prova de longa duração no ano, em Cascavel, no mês de maio.

Quem também ergueu vários troféus nesta noite foi Adilson Jr. (CAR Racing), vindo de São Caetano do Sul para, no seu ano de estreia na TN, ser consagrado como campeão Overall B e Rookie. No campeonato geral da B, Adilsinho superou o jovem Augusto Sangalli, vice-campeão. Adilson Jr. e Sangalli sobem para a categoria A no ano que vem. E Beto Pontes já havia sido proclamado campeão Overall Sênior ainda na etapa de Campo Grande, no mês de outubro.

O duo composto por Daniel Nino e Diego Augusto, com Peugeot 208 da WC6 Motorsport, terminou em terceiro na etapa Endurance encerrada nesta noite, seguido por Alberto Cattucci e Juninho Berlanda, dupla que foi uma das protagonistas da prova com o Chevrolet New Onix #808 da CAR Racing. Destaque também para a tripulação formada por Mathias de Valle e Nicolas Costa (Baguá Racing), que saiu do fim do grid para terminar na quarta colocação, enquanto Adilson Jr. e seu parceiro, Valmir Jr., completaram o top-5 geral da prova, que foi encerrada com duas horas e 15 minutos de tempo percorrido em razão das condições climáticas.

Resistência e resiliência — Em razão das quase duas horas de bandeira vermelha depois da corrida sprint da BRB Stock Car, a Turismo Nacional acelerou no fim da tarde para definir os campeões Overall e Endurance com a última prova do calendário. E ainda no início, a categoria dos carros mais vendidos do Brasil viu a oficialização de Adilson Jr. como dono do título Overall B depois do incidente que levou à exclusão de Augusto Sangalli, que correu em dupla com o gaúcho Bernardo Cardoso.

A corrida teve o duo formado por Ale Xavier e Léo Reis na pole position, mas as muitas estratégias distintas e as grandes disputas, características indeléveis da Turismo Nacional, embaralharam a prova. E a chuva, presente e insistente durante praticamente toda a atividade, com maior ou menor intensidade, serviu para embaralhar ainda mais a despedida da temporada.

Com a CAR Racing, força dominante da classificação, os experientes Alberto Cattucci e Juninho Berlanda chamou para si as atenções da prova. A bordo do Chevrolet New Onix #808, a dupla liderou boa parte da Endurance e despontou como candidata à vitória e ao título Endurance, tal qual o Hyundai HB20 #86 da forte dupla formada pelos jovens Gabriel Moura e Felipe Malinowski.

Outro desafio para os pilotos e equipes foi cumprir o tempo mínimo de cinco minutos para cada uma das cinco paradas obrigatórias ao longo da prova. Uma das duplas punida com drive-through justamente por não conseguir cumprir o tempo mínimo foi a do Chevrolet New Onix #5 da CAR Racing, de Ale Xavier e Léo Reis.

Em meio à chuva, combinada com batalha pela vitória e as primeiras colocações, o título Overall A seguia em jogo. Em vantagem na tabela de pontos, Xande Bastos e o parceiro de carro, Eduardo Berlanda, tinham como estratégia marcar de perto os concorrentes diretos à taça: João Cardoso e Ernani Kuhn, campeões de tudo no ano passado.

A maior intensidade da chuva, as múltiplas estratégias distintas, as intervenções do safety car e também o anoitecer em Interlagos deixaram a corrida emocionante e imprevisível. Foi possível ter uma imagem mais clara do contexto e da ordem de forças somente na hora final.

Mas a chuva apertou novamente quando a prova avançou noite adentro, quando restavam 50 minutos para a bandeirada. Foi neste momento, com a visibilidade comprometida, a disputa foi encerrada com pouco mais de 2 horas e 15 minutos de corrida, tempo equivalente a 75% da disputa, momento em que os pontos podem ser computados em sua totalidade.

Perto das 19h em Interlagos, a corrida foi concluída com vitória para Gabriel Moura e Felipe Malinowski. A dupla segunda colocada foi formada por Daniel Nino e Diego Augusto, enquanto Alberto Cattucci e Juninho Berlanda ficaram em terceiro lugar. Mathias de Valle e Nicolas Costa cruzaram a linha em quarto, e Adilson Jr. confirmou o top-5 ao lado de Valmir Junior.

Xande Bastos terminou a corrida Endurance em sexto lugar em parceria com Dudu Berlanda, confirmou a conquista do título Overall A e, ao lado do conterrâneo, sacramentou também a taça de campeão Endurance da Turismo Nacional em 2025.

A vitória em um desafio bastante exigente para todos foi muito comemorada pela dupla. Gabriel Moura exaltou o parceiro de batalha ao longo da corrida. “Antes de tudo, quero agradecer a Deus. Sem palavras! Começamos a semana com alguns problemas, fiz minha oração, estava tudo certo, muito tranquilo. Quero agradecer também ao Felipe. Escolhi muito bem minha dupla: eu e o Felipe já nos enfrentamos no kart. Nossa equipe fez um trabalho impecável, evoluímos muito nosso carro durante a corrida, foi incrível. Mesmo na chuva, nosso ritmo foi muito forte. Tudo acontece para o nosso melhor. Muito feliz”.

Felipe Malinowski retribuiu as palavras do amigo e completou os festejos em Interlagos: “Para mim é um privilégio estar aqui ao lado do Gabriel. Só tenho a agradecer a ele e toda a equipe G Racing, sem eles nada seria possível. As nossas paradas também foram muito boas. Feliz por essa conquista, só agradecer a Deus e a todos e agora é comemorar”.

Os campeões — Grande protagonista da temporada, Alexandre Bastos alcançou o feito de ser campeão Overall A e Endurance da Turismo Nacional em ano de notável campanha com nove vitórias, 28 top-5 e três poles correndo com o Toyota Yaris #116 preparado pela Roger Racing.

“Viemos neste ano, com todas as novidades na Turismo Nacional, e queríamos estar presentes no grid para subir de categoria ano que vem. Lideramos o ano inteiro nas pontuações, mas ao mesmo tempo quem está na frente é o alvo de todo mundo. Mas deu tudo certo na última corrida e conseguimos, enfim, concretizar a conquista do título. Foi um prazer dividir a pilotagem do carro com o Dudu”, declarou o piloto de São Bento do Sul (SC), campeão Overall e Endurance.

Dudu Berlanda comemorou por ajudar o amigo Xande Bastos e, de quebra, voltar a faturar um troféu de campeão no automobilismo brasileiro. “Fazia tempo que não conquistava um título, desde 2016. Deus nos abençoou e foi muito bem com a gente. Foi muito difícil nos treinos, mas evoluímos, e realmente foi um presentão com o título Overall do Xande. E esse título Endurance é para minha família toda”, declarou o catarinense, bastante emocionado.

Adilson Jr. é o novo campeão Overall B e também Overall Rookie na TN. “Estou muito feliz! A corrida hoje foi difícil, animal! Só tenho a agradecer à nossa equipe, ao meu parceiro Valmir”, comentou o piloto de São Caetano do Sul.

Turismo Nacional, temporada 2025
Etapa 8, Endurance, Autódromo de Interlagos, São Paulo
Resultado final

1º - #86 - Gabriel Moura/Felipe Malinowski (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), 50 voltas em 2h15min59s284
2º - #18 - Daniel Nino/Diego Augusto (Peugeot 208/WC6 Motorsport), a 2s754
3º- #808 - Alberto Cattucci/Juninho Berlanda (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 4s948
4º - #8 - Mathias de Valle/Nicolas Costa (Chevrolet New Onix/Baguá Racing), a 5s366
5º - #3 - Adilson Jr./Valmir Jr. (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 7s100
6º - #116 - Alexandre Bastos/Eduardo Berlanda (Toyota Yaris/Roger Racing), a 7s932
7º - #66 - Pedro Bürger/Thiago Riberi (Chevrolet New Onix/WC6 Motosport), a 9s980
8º - #125 - Paulo Fernando/Celso Neto (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsports), a 11s880
9º - #225 - Wanderson Freitas/Eduardo Fuentes (Chevrolet New Onix/WC6 Motorsport), a 14s936
10º - #109 - João Cardoso/Ernani Kuhn (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 18s086
11º - #37 - Renata Camargo/Daniel Demayo (Chevrolet New Onix/Brandão Motorsports), a 21s737
12º - #48 - Rafael Velho/Samuel Damin (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 22s177
13º - #22 - Luiz Veras/Wilton Pena (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 25s072
14º - #43 - Diego Lozov/Rodrigo Gil (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 29s316
15º - #7 - Nico Dall’Agnol/Junior Bola (Chevrolet New Onix/AGB Preparações), a 30s216
16º - #90 - Beto Pontes/Kinho Borges (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 1 volta
17º - #5 - Ale Xavier/Léo Reis (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 1 volta
18º - #28 - Dorivaldo Gondra Jr./Rogério Santos Neto (Volkswagen Polo/Porthack Racing), a 2 voltas
19º - #777 - Neto Datti/Silas Passos (Chevrolet New Onix/Auto Racing), a 2 voltas
20º - #33 - Pablo Alves/Guillherme Alves (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 2 voltas
21º - #17 - Victor Manzini/Yuri Alves (Peugeot 208/Manzini), a 2 voltas
22º - #23 - Pietro Nalesso/André Nalesso (Peugeot 208/Manzini), a 3 voltas
23º - #177 - Domenico Largura/Caio Cunha (Peugeot 208/Manzini), a 3 voltas
24º - #65 - Beto Monteiro/Maurício Vilhena (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 5 voltas
25º - #931 - Vasco Pedro/Enzo Falquete (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 7 voltas
26º - #46 - Jairo 'Baguá' Andrade/Edson do Valle (Chevrolet New Onix/Baguá Racing), a 8 voltas
27º - #117 - Renzo Zambolini/Bruno Testa (Chevrolet New Onix/CAR Racing), a 10 voltas
28º - #40 - Marcus Rola/Marcus Filho (Peugeot 208/Manzini), a 11 voltas

Não completaram
#999 - Luti Soares /Léo Soares (Chevrolet New Onix/Landerson Competições), a 36 voltas
#21 - Marcus Índio/Victor Tieri (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 24 voltas
#197 - Luiz Sena Jr./Enzo Gianfratti (Hyundai HB20/GRacing Motorsport), a 29 voltas
#10 - Célio Vinicius/Samuel Thor (Chevrolet New Onix/Maranatha Racing), a 43 voltas
#25 - Murilo Fiore/Bruno Massa (Chevrolet New Onix/GS Sports), a 48 voltas
#88 - Augusto Sangalli/Bernardo Cardoso (Chevrolet New Onix/Pein Competições), excluídos

Os campeões da Turismo Nacional em 2025
Overall A: Alexandre Bastos (Roger Racing)
Overall B: Adilson Jr. (CAR Racing)
Sprint A: João Cardoso (Auto Racing)
Sprint B: Adilson Jr. (CAR Racing)
Overall Rookie: Adilson Jr. (CAR Racing)
Overall Sênior: Beto Pontes (Landerson Competições)
Endurance: Alexandre Bastos e Eduardo Berlanda (Roger Racing) 

(Texto: Assessoria. Fotos: Magnus Torquato/Vicar)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!