A Vila Gastronômica encerrou no domingo, 28, com saldo positivo para os comerciantes e população em geral. Ao longo de 28 dias, o público encontrou uma variedade de pratos, porções, lanches, sobremesas e bebidas. A ação integrou a programação da Maringá Encantada 2025, promovida pela Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria de Aceleração Econômica e Turismo (Saet), em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e apoio de diversas secretarias municipais.
Instalada no canteiro central da Avenida Getúlio Vargas, a Vila Gastronômica reuniu 15 bares e restaurantes participantes e se consolidou como um dos principais pontos de encontro da Maringá Encantada 2025. O espaço atraiu milhares de moradores de Maringá e cidades da região, contribuindo para o aumento da circulação de pessoas no centro da cidade.
Para o secretário de Aceleração Econômica e Turismo, Anníbal Bianchini, o resultado foi positivo tanto para os empresários quanto para o público em geral. “Agradecemos às famílias que participaram da Vila Gastronômica e aos empresários que cumpriram o objetivo de apresentar a variedade e qualidade da gastronomia produzida no município”, afirmou.
O presidente da Abrasel, Rafael Cecato, destacou a qualidade do evento. “Durante os 28 dias, a Vila Gastronômica proporcionou um ambiente bem estruturado, seguro e agradável para as famílias”, ressaltou.
Comerciantes - A Vila Gastronômica fortaleceu o setor gastronômico, gerando visibilidade e oportunidades de negócios. “É o nosso segundo ano na Vila Gastronômica e esta edição foi diferenciada. As vendas superaram nossas projeções iniciais”, destacou o sócio-proprietário da Rootela, Richard Machado.
O gerente da Karango Lanches, Luiz Neto, que participou do evento pela primeira vez, também comemorou os resultados. “Mais da metade das pessoas que passaram por aqui não conheciam o nosso trabalho e agora passaram a conhecer. O retorno foi excelente”, afirmou.
À frente do Acarajé da Selma, Jhon Axe Rego dos Santos destacou o aprendizado e o apoio recebido. “Gratidão é a palavra. Foram 28 dias de muito trabalho e aprendizado. Agradeço à Prefeitura e à Abrasel pelo apoio. Que venham muitos outros eventos para representarmos a cultura baiana”, disse.
Para o proprietário do Aki Dog, Edinaldo Barbosa de Medeiros, o grande fluxo de pessoas foi o ponto alto. “Foram dias maravilhosos. Estamos muito felizes e, no ano que vem, esperamos estar presentes novamente”, afirmou.
População - Recém-chegado à cidade, Guilherme Tavares aproveitou a Vila Gastronômica até o último dia. “A Vila Gastronômica me encantou. Fui várias vezes e espero aproveitar ainda mais no próximo ano”, disse.
A próxima edição também já é aguardada por Izabela Oliveira Paulista. “É um lugar muito família, com várias opções de refeições. Vou voltar com meu marido e minhas filhas em 2026”, afirmou.
Já o Marcelo Betiati levou o filho, Benjamin Morato Betiati, para aproveitar o espaço e elogiou a estrutura. “A organização, a limpeza e a segurança estão de parabéns. Que o evento prospere e que as próximas edições sejam ainda melhores”, concluiu o morador.
(Texto: Comunicação PMM. Foto: Keila Marques/PMM)