Offline
MENU

Na UEM, mestrado e doutorado em Administração abrem vagas para turmas em 2026
Por Administrador
Publicado em 30/12/2025 06:55
Notícias de Maringá

O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) está com processo seletivo aberto a nível de mestrado e doutorado. As inscrições seguem até 15 de janeiro de 2026 e as aulas estão previstas para começar em março do ano que vem. 

O programa oferta vagas na área de concentração Organizações e Mercado, dividida em duas linhas de pesquisa: Estudos Organizacionais e Sociedade; e Marketing e Cadeias Produtivas. O edital 18/2025 é voltado à seleção de alunos regulares para o mestrado; o edital 19/2025 é específico para egressos de Administração da UEM dos últimos três anos; e o edital 20/2025 diz respeito à seleção para o doutorado. 

O candidato precisa se cadastrar no Sistema Geral de Inscrições (SGIPOS), através do link disponível no site do PPA, preencher o formulário de inscrição, encaminhar a documentação exigida e fazer o pagamento da taxa. Do total de vagas destinadas para os processos seletivos regulares, 20% serão reservadas para pessoas pretas, pardas e indígenas, e 80% destinadas à ampla concorrência e a Pessoas com Deficiência (PcD). 

Processo seletivo - Mestrado  

Para se inscrever, é necessário ter realizado o teste Anpad – promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração. A seleção consiste em quatro etapas, sendo a primeira o desempenho no teste Anpad. Na segunda etapa, será realizada prova escrita dissertativa e/ou questões e, também, considerado o desempenho no teste Anpad. A terceira fase consiste em entrevista com os candidatos e a quarta e última fase em análise do curriculum lattes.  

A média final do candidato resultará da média aritmética ponderada da segunda, terceira e quarta fases, com base na qual ocorrerá a sua classificação final. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média acima de 7,0.  

Para os egressos de Administração da UEM dos últimos três anos, a seleção será diferente: composta por média global; análise da produção científica; e entrevista. Serão aprovados os candidatos que obtiverem média final igual ou superior a 7,0, obtida pela média simples entre as notas obtidas.  

Processo seletivo - Doutorado 

A seleção para estudantes brasileiros também exige a comprovação do teste Anpad, pois a primeira etapa classificatória considerará o desempenho no exame. A segunda fase consistirá em prova escrita dissertativa e/ou questões e, também, irá englobar o desempenho no teste Anpad. A terceira etapa terá entrevistas com os candidatos e a quarta etapa análise do curriculum lattes. No envio de documentação, os inscritos precisarão encaminhar projeto de pesquisa, conforme normas do edital.

No caso de candidatos estrangeiros, a seleção terá as seguintes fases: avaliação do projeto de pesquisa; entrevista com arguição do projeto de pesquisa; e análise de curriculum lattes. O resultado final está previsto para 27 de fevereiro de 2026. O cronograma completo com as datas está disponível em cada um dos editais ou no site do PPA, bem como outras informações. 

(Mônica Chagas/Comunicação UEM)

Comentários
Comentário enviado com sucesso!